.jpg)
Quem chega à entrada da aldeia depara no meio do cruzamento, com uma placa com o nome Junqueira, e uma pedra com alguns versos da autoria do Sr.º Pe. Joaquim Leite, gravados em azulejo, versos esses dedicados à aldeia da Junqueira. Ai mesmo, também se encontra plantado junco, pois o nome desta planta, poderá estar relacionado com o nome da aldeia, por isso acharam por bem ali o deixarem.
.jpg)
Nesta visita à Junqueira, daquilo, que vi, o que mais me chamou à atenção, foram as sepulturas abertas na rocha. Estas sepulturas, encontram-se nas fragas das Cevadeiras, junto ao caminho em terra batida que liga a Junqueira à Adeganha. Pois parece que ali existiu noutros tempos um cemitério romano, razão pela qual existirem ali tais sepulturas.
Quem segue da Junqueira para à Adeganha por esse caminho, um pouco depois da área habitacional, encontra-as à sua esquerda.
.jpg)
.jpg)
No Concelho de Torre de Moncorvo, tenho conhecimento, de existirem outras semelhantes, mas esquecidas tal e qual como estas na Junqueira, o que é lamentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário