terça-feira, 25 de maio de 2010

Igreja Matriz da Adeganha

Como referi na postagem Ao encontro do Santuário de Nossa Senhora do Castelo, não tive tempo para visitar a Adeganha, mas como no dia 22 de Maio, voltei ao Santuário Nossa Senhora do Castelo, desta vez, não podia deixar de visitar esta aldeia, mais propriamente a sua Igreja Matriz. Adeganha fica situada no cimo de um enorme morro altaneiro, nos confins da Serra de Bornes, que se ergue a grande altura sobre a vasta extensão do Vale da Vilariça. É uma freguesia do concelho de Torre de Moncorvo, donde dista cerca de 18Km, freguesia esta composta por: Adeganha, Estevais, Póvoa, Junqueira e Nozelos.

Um dos monumentos marcantes da adeganha, é a sua Igreja Matriz, Igreja de Santiago Maior. Foi edificada no século XII, sendo um templo com vários estilos conjuntos: religioso, românico, gótico, maneirista e barroco. Em 1944 foi considerada monumento nacional.

É composta por uma só nave, com capela mor mais estreita e baixa e sacristia no lado esquerdo. A fachada principal é composta por um arco apontado, existindo por cima deste uma cruz esculpida, do lado esquerdo existe um relevo que representa três mulheres e que segundo a tradição popular representa o parto. Nas paredes vêem-se pedras embutidas com figuras esculpidas em meio relevo, figuras grotescas de homens com orelhas ou focinhos de animais, lobos ou raposas.Na parte lateral do poente avulta a figura de um frade esculpida em baixo relevo. De cada lado abrem-se nas paredes sepulturas.

Como estava fechada não pude visitar o seu interior, mas por aquilo que pesquisei vim a saber que o interior conserva um conjunto ímpar de pinturas murais, possivelmente sobreposições de pinturas de épocas distintas, o que dificulta a sua leitura, algumas delas parecem ser medievais, outras renascentistas, mas só um estudo por especialistas o pode confirmar.

Esta visita à Adeganha, permitiu-me admirar a beleza desta Igreja, mas a Adeganha tem muito mais para visitar e explorar, que ficará para uma próximo visita.

1 comentário:

Alexandrina Areias disse...

Bonitas estas fotos da igreja da Adeganha... parece-me ser uma igreja bastante interessante... Obrigado pela partilha.

Boa semana.
Beijos,
AA