sábado, 15 de maio de 2010

Vide


Como referi na postagem anterior, depois de deixar o Castedo passeio pela Vide. Este lugar, povoado desde épocas romanas, era um Velho Vilar dentro da Vila Medieval de Santa Cruz da Vilariça. Possuía naquela época uma fortificação que lhe permitia uma defesa natural nos rápidos declives da Vilariça.

A palavra Vide como o próprio nome indica vem da cultura da Videira. Até há reforma administrativa do liberalismo pertenceu a Vila Flor, passando a ser anexa à Horta da Vilariça, em 1885.

A localidade de Vide tem uma típica arquitectura e etnografia tradicional, com a Igreja Matriz posicionada sobre o monte e o declive para o Vale da Vilariça.

Depois de sair da aldeia, olhei para o meu lado esquerdo e avistei a barragem, ficando maravilhado com aquela paisagem e aquele lençol de água, não resistindo a parar e fazer umas panorâmicas daquele lugar.

Depois segui em direcção à Horta da Vilariça, a que já me referi num outra postagem. Como já estava na hora de almoço e tinha ainda que passar em Sampaio no Concelho de Vila Flor para visitar a Santa Cruz, não parei na Horta da Vilariça.

Todo este percurso desde que sai de Vila Flor, passando por este concelho, pelo Concelho de Carrazeda de Ansiães, vindo a terminar no de Torre de Moncorvo, foi maravilhoso, quer pela sua natureza, quer pela visão paisagística que se consegue ter ao descer aquele planalto até ao Rio Sabor.


Sem comentários: