quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Seixo de Manhoses – Santa Cecíla

Seixo de Manhoses, fica a 6 km de Vila Flor e é uma das aldeias maiores do concelho, com 501 habitantes. Nesta freguesia existe o Santuário da Santa Cecília, onde se realiza a festa em honra da mesma no último fim de semana de Agosto. 
A esta romaria recorre um grande número de pessoas do concelho e concelhos vizinhos, uma vez que nesta altura há muitos emigrantes que vem passar férias as suas terras.
À entrada do Santuário encontra-se uma linda imagem do Cristo Rei, dando assim as boas vindas a quem o visita.
O Santuário, fica situado no planalto do Concieiro a Poente da aldeia, a 700 de altitude. É um óptimo miradouro e um belo lugar de lazer. É também lugar procurado por muita gente ao longo de todo o ano pela existência de um restaurante. A capela existente no meio do recinto, é de uma beleza esplêndida. Sabe-se que a primeira capela deste lugar data do século XVII, sendo depois substituída pela actual .
A Lenda de Santa Cecília
Conta-se que há muitos, muitos anos, andando um pastor a aguardar o seu rebanho ouviu os seus cães a ladrar muito. Dirigiu-se para o lugar onde eles estavam para saber qual o motivo de tanto ladrar. Viu então uma linda Senhora numa silveira. Era Santa Cecília. Veio ao povo dar a notícia. Trouxeram a Santa para a Igreja do Seixo, mas ela, no dia seguinte apareceu novamente no mesmo lugar. Isto repetiu-se algumas vezes e, então, os habitantes do Seixo resolveram construir, em sua honra, uma pequena capela no lugar que ela tinha escolhido para aparecer. Os habitantes de Carvalho-de-Egas achavam que a Santa lhes pertencia e chegaram até a rouba-la. Houve então uns pequenos conflitos entre a gente das duas localidades, mas a Santa acabou por ficar a pertencer ao Seixo, visto ter sido encontrada por um pastor de cá. Assim nasceu a fé e devoção que o povo do Seixo de Manhoses dedica a esta Milagrosa Santa que é a padroeira da música.
No cimo de uma enorme fraga encontra-se também um nicho muito lindo da Santa Cecília.
Atravessando a estrada para o outro lado do santuário encontra-se uma fonte, com um engenho de bombear a água, bastante interessante.
Visite Seixo de Manhoses e a Santa Cecília, no concelho de Vila Flor.

4 comentários:

Anónimo disse...

e mesmo fantastico mais imagens pleas
NELSON

Anónimo disse...

este aldeia vale tudo!!!

Anónimo disse...

as saudades que tive ao relembrar a santa cecilia

Anónimo disse...

o lugar mais lindo do mundo