terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Relógio de Sol em Codeçais


Na torre da Igreja de Codeçais, Concelho de Carrazeda de Ansiães, encontra-se um Lindo relógio de sol.
.
O relógio de sol, surge como o primeiro instrumento de medida do tempo.
Foram os povos do antigo Egípto e Mesopotâmia, quem primeiro dividiram o dia em 24 horas. Podemos considerar que foram os Egípcios o primeiro povo que assumiu como cultura, o problema da medição do tempo e cerca de 3500 anos AC construiram os primeiros obliscos (gnómons) que, colocados em lugares estratégicos, projectavam a sua sombra e esta ao mover-se ao longo do dia, formava uma espécie de quadrante que permitia efectuar a divisão do tempo. Surge assim, o relógio de sol, como primeiro instrumento de medição do tempo.

Em Portugal, encontramos ainda alguns exemplares por todo o país e na maioria dos casos, em aldeias, tal e qual como em Codeçais. Tinham como função principal a regulação da divisão da rega entre os terrenos da aldeia.

Em alguns locais, pessoas de costumes antigos, continuam a utilizá-los para este fim.

Embora nos dias de hoje a sua utilidade seja meramente decorativa, ela já foi/ou terá sido de grande utilidade na medição/organização do tempo, “guiando” o tempo disponível para as tarefas diárias dos seus habitantes.

1 comentário:

Alexandrina Areias disse...

Olá Jorge!
Bonitas fotografias do relógio de sol em Codeçais... Apesar de conhecer Codeçais e já ter ido lá algumas vezes, por ter lá uma amiga, nunca vi esse relógio, mas da próxima vez que voltar a Codeçais espero puder ir vê-lo, pois acho-o bastante interessante e bonito.
Gostei bastante da informação aqui colocada sobre o relógio de sol.
Cumprimentos,

AA