sábado, 10 de janeiro de 2009

Neve em Vila Flor - Dia Seguinte


Às nove da manhã do dia seguinte (Sábado), estava tudo branquinho, gelo em cima da neve, tal como se previa.
Pensei então em subir à Sr.ª da Lapa para ver como estava a paisagem vista lá de cima. Saí de casa, já passava das onze horas estando já o sol a brilhar, derretendo o lindo manto de branco que cobria a vila.
Para meu espanto quando cheguei a Sr.ª da Lapa, já lá não havia neve, a não ser nalguns locais onde não batia o sol.
Subi mais acima ao miradouro, donde se pode ver a vila na sua totalidade, onde deu para fazer umas fotos panoramicas da vila, podendo-se ainda ver alguma neve que o sol ainda não tinha derretido.


Era então meio dia, quando consegui estas fotos. Esperando avistar mais alguma neve, resolvi subir mais um pouco até ao Marco Geodésico da Serra do Facho a 757 metros de altitude.

Daquí pode-se ver o cabeço da Sr.ª da Assunção e grande parte da vila e redores.
Chegando lá, consegui ver alguma neve, pois o sol ainda não tinha derretido a neve. Começava então a derreter a neve que cobria os pinheiros, pois estando debaixo deles quase que parecia que estava a nevar de novo.
A minha filha acompanhou-me neste passeio, pois ela estava fascinada com o que via, para ela ver neve quase era novidade, pois a ultima vez que esteve em contacto com a neve ainda era pequenita, e já não se lembra a não ser nalgumas fotos que lhe tinha tirado.

Do cimo da serra, deu para ver a vila e Samões, aldeia mais proxima de Vila Flor, alías, praticamente junta à vila, com a recente construção de habitações que se desenvolvem naquela localidade.






A paisagem vista daqui é deslumbrante. Num dia destes, hei-de voltar a subir à serra, mesmo não havendo neve vale a pena.
Sempre gostaria lá voltar este ano por o mesmo motivo que me lá levou hoje: fotografar a vila e seus arredores cobertos de neve.
Espero que volte a cair brevemente.

Sem comentários: