domingo, 10 de abril de 2011

Torre de Moncorvo - Ceia Medieval

 
Dando seguimento à Feira Medieval e a postagem "Torre de Moncorvo - Feira Medieval 2011 (Parte 2)", deixo aqui algumas imagens referentes a Ceia medieval, que teve início ás 19:30 horas, no Castelo.
Todo o largo do Castelo, estava preparado a rigor lembrando assim a época medieval. Havia uma pia à época medieval, com água onde os participantes, podiam lavar as mãos, uma tenda com 100 lugares, onde foi servida a ceia.  
Assim que começou a escurecer, foram acendidas velas nas escadas e por todo o castelo, bem como nas mesas onde foi servida a ceia, lembrando assim a época medieval.
As personagens e convidados, mediante que iam chegando, iam conversando e ouvindo os Gaiteiros "Os Cucos" , que animavam o recinto com o som dos bombos e gaita de fole.
Ainda antes da ceia, se realizaram algumas danças com o Grupo de Teatro "Alma de Ferro", entre outros intervenientes.
A ementa da ceia foi a seguinte:
- Entradas: Chouriço, salpicão, queijo, azeitonas e pão, servidas em folha de couve numa tábua de madeira;
- Sopa, servida numa malga de barro;
- Carne de porco assada no espeto, acompanhada com pequenos pedaços de pão, sendo servida em folha de couve numa tábua de madeira, representando assim os pratos da época.
Sobremesas: Leite creme, arroz doce, fruta da época e milhos doces;
- Bebidas: vinho, sumo e água servidas em canecas de barro.
Toda a ceia, foi servida por membros do "povo", desde as entradas às sobremesas, estando a mesa da Realeza, de frente para todos os participantes e convidados.
Durante a Ceia o Grupo de Teatro "Alma de Ferro", vestidos à época medieval, realizou duas danças ao som da musica pelos Gaiteiros "Os Cucos".
Excelente o desempenho por parte deste grupo, onde não faltaram os pormenores das danças medievais.
Também é de salientar o papel importante que alguns elementos deste grupo de teatro, nomeadamente o "leproso e sua mãe", representaram durante a manhã da feira.

Depois das danças por parte do grupo de teatro, foi a vez de se ouvir o Grupo de Cavaquinhos e Coro da Escola Sabor Artes, que tocaram e cantaram lindas melodias. 

Após este grupo terminar a sua actuação chegava assim ao fim a Ceia Medieval, com o Rei (Dr.º Alberto Areosa) a agradecer a todos que participaram, apoiaram e contribuíram para a realização da Feira Medieval.
Para terminar toda esta reportagem da Feira Medieval, serão de seguida colocados aqui dois vídeos: um com alguns momentos da Feira, que decorreu durante o dia e um outro com alguns momentos da Ceia Medieval.

2 comentários:

J. B. disse...

O Jorge conseguiu expor no seu blog, de forma simples mas eficaz, a envolvência da Ceia, o sucesso de um evento. Bem haja, Jorge. Excelente trabalho!

O Meu Portfólio disse...

oioi amigo querido... acabei por te achar por aqui ;)
Parabéns pelo Blogue... bjs enormes e mta saudade
Patrícia Lopes