terça-feira, 12 de maio de 2009

Visita ao Castelo de Bragança

Dia 3 de Maio, foi dia de visita ao castelo de Bragança.
A construção do Castelo iniciou-se em 1409 e terminou trinta anos depois, é constituído por um extenso conjunto de muralhas com um perímetro de 660 metros, que formam quatro recintos individualizados entre si. Conta com quinze torres ou cubelos e outros tantos panos de muro, com a espessura média de dois metros, com três portas (duas Portas de Santo António e a Porta do Sol) e dois postigos (a Porta da Traição e o postigo do Poço do Rei). Na figura acima ve-se o sepulcro que se encontra no interior do castelo.
A Torre da Princesa, situada no interior das muralhas do castelo, foi realizada com fins militares e nas suas origens serviu de dependência para governadores e alcaides. Seu ponto mais alto é o formoso miradouro desde o que se obtém umas maravilhosas vistas panorâmicas de todo o seu entorno. Conta a lenda que uma princesa esteve na torre, daí surgiu o seu nome.

A lenda da Torre da Princesa
"A tradição local refere que há muito, quando a povoação ainda era a aldeia da Benquerença, existiu uma bela princesa órfã, que ali vivia com o seu tio, o senhor do castelo. Esta princesa apaixonou-se por um nobre, valoroso e jovem cavaleiro, porém carente de recursos. Por esse motivo, o jovem partiu da aldeia em longa jornada em busca de fortuna, promentendo retornar apenas quando se achasse digno de pedir-lhe a mão. Nesse ínterim, durante anos a fio, a jovem recusou todos os seus pretendentes, até que o seu tio, impaciente, prometeu-a a um amigo, forçando-a ao compromisso.
Ao ser apresentada ao candidato do tio, a jovem confessou-lhe que o seu coração pertencia a outro homem, cujo retorno aguardava há anos. A revelação enfureceu o tio, que decidiu aumentar a coerção por meio um estratagema: nessa noite, disfarçou-se como um fantasma e, penetrando por uma das duas portas dos aposentos da princesa, simulando ser o fantasma do jovem ausente, afirmou-lhe com voz lúgubre, que ela estava condenada para sempre à danação, caso não aceitasse casar-se com o novo pretendente. Prestes a obter um juramento por Cristo por parte da princesa, milagrosamente abriu-se a outra porta e, apesar de ser noite, um raio de sol penetrou nos aposentos, desmascarando o tio impostor. Daí em diante, a princesa passou a viver recolhida na torre que hoje leva o seu nome, e as duas portas passaram a ser conhecidas como Porta da Traição e Porta do Sol, respectivamente."
A Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão, situa-se no interior das muralhas do castelo. É um templo de origem românico, considerado um dos mais antigos da cidade, com motivos barrocos devido a sua restauração no século XVIII. A Domus Municipalis é o símbolo de Bragança e é o único edifício do país de arquitectura civil românica. Não se sabe exactamente a sua data de criação, mas existem documentos que indicam que foi construída nos primeiros anos do século XV, coincidindo com a construção do castelo. Tem forma de um pentágono irregular composto por um depósito de água subterrânea e uma ampla galeria com janelas a sua volta, lugar onde se reuniam os membros do concelho para debater os negócios do governo e a administração de justiça. No Castelo, tem ainda destaque, o Museu Militar, fundado no ano de 1932 pelo coronel António José Teixeira, ocupando actualmente os três andares da Torre de Menagem. No museu se exibe a evolução do armamento leve entre os séculos XVI e XX, destacando a colecção particular do coronel e as peças doadas pelos militares que participaram nas guerras de África e de França, durante a 1ª Guerra Mundial. Como dentro do castelo não é permitido tirar fotografias, ficam aqui as imagens militares colocadas no exterior.

9 comentários:

Nuno de Sousa disse...

Mais um fantástico trabalho, com um belo texto a acompanhar esse teu trabalho, gostei de ler e parabéns pelo excelente post que aqui deixaste.
Abraço
Nuno

Fernando Peneiras disse...

Boa série de fotos Jorge e documentadas. Um abraço.

carlos santos disse...

excelentes fotos de um sitio que eu bem conheço,pois vivi la 3 anos.parabens. carlos santos

Marco Deus disse...

Belo trabalho da capital do distrito, bem captadas as fotografias! Abraços

Anónimo disse...

Thank you for an excellent write-up

Anónimo disse...

It can be unfortunate that there are people never searching over this weblog. Congrats

Anónimo disse...

Fantastic write-up! It's good for a brand-new blogger like me.

Anónimo disse...

Appreciate your revealing this kind of good post with an above average theme, some great creativity that you've got.

Anónimo disse...

Very good job. Forever keep posting!