quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Festa em Codeçais em honra de Nossa Senhora da Conceição

Dia 7 e 8 de Dezembro, Codeçais esteve em festa em honra de Nossa Senhora da Conceição.

A aldeia vive esta festa com toda a alegria e devoção. Aqueles que um dia partiram há procura de um trabalho e/ou melhores condições de vida, sempre têm a sua terra natal no coração, então regressão para visitar e adorar Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal e desta aldeia do Nordeste Transmontano.

.

A noite do dia 7 foi abrilhantada pelo conjunto musical Tony Dance. Não pude estar presente, mas de certeza que animou bem a noite, não faltando um pézinho de dança. No dia 8 às 13:30 horas teve início a Eucaristia seguida da Majestosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Sairam à frente os estandartes, duas lanternas e a cruz, seguindo o andor de Nossa Senhora de Fátima e depois o de Nossa Senhora da Conceição, percorrendo as ruas da aldeia. Este ano a procissão, não foi acompanhada ao som da música de qualquer uma Banda Filarmónica, mas não deixou de ser acompanhada pelos cânticos religiosos por parte das pesseoas que a seguiam.

Depois de percorridas as ruas da aldeia, os andores voltaram à igreja novamente, ficando a aguardar o proximo ano para sair.


Depois do Sr. º Padre dizer: "Ide em Paz e que o Senhor Vos Acompanhe", algumas pessoas aguardaram em frente da Igreja pela Arrematação das ofertas.
Estavam numa mesa várias ofertas, que o Sr. º António, arrematou, começando por um certo valor, em que uns mandavam mais que os outros, depois de "dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe ..., duas e meia, três, está entregue". Não era pelo valor real das ofertas, mas com o intuito de ser para Nossa Senhora, mandando-se sempre um valor superior ao que valeriam em qualquer mercado.
Depois de terminar a arrematação as pessoas regressaram às suas casas e ao final do dia a maior parte daqueles que vieram de fora partiram, voltando a regressar, quem sabe no Natal, nas férias ou mesmo no ano seguinte para mais uma romaria.
Em 2010, lá estaremos novamente a adorar Nossa Senhora da Conceição.

8 comentários:

Anónimo disse...

olhà,

obrigado pelas as lindas fotographias, vocé tambem fez uma video como ano passado.

com as sus fotographias posso ver os meus tios,

obrigados

annie Franca

aa disse...

Olá Jorge,
muito boa esta foto-reportagem da Festa em honra da Nossa Sra da Conceição em Codeçais!
Simplesmente magníficas a segunda e a terceira foto! Fazem-me lembrar os 'santinhos' que nos davam quando criança, na catequese...

AA

Anónimo disse...

olá Jorge,
Mais uma vez as suas fotografias são magnificas, parabéns por levar a "nossa" terra além fronteiras.
Não pare, pois é tão agradável ver imagens que nos são familiares.
Cumprimentos para todos e as melhoras da sua sogra.
Maria Margarida

JORGE DELFIM disse...

Olá Margarida.
É com todo prazer que fotografo a aldeia Codeçais e seus acontecimentos, bem como outras do nosso Nordeste Transmontano.
É com bastante orgulho que levo o nosso Nordeste Transmontano além fronteiras.

Obrigado pelas melhoras da minha sogra.

Cumprimentos

Jorge Delfim

Anónimo disse...

O cantinho de Codeçais está óptimo, as fotografias da festa estão muito bonitas e mostram bem a fé e devoção que todos os habitantes de codeçais demonstram pela Nossa Senhora da Conceição.Obrigada pela reportagem e continue sempre a dar a conhecer Codeçais por outras paragens. Isabel Gonçalves

isabelmaria disse...

A reportagem sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição está muito bonita. É sempre agradável ver acontecimentos da nossa aldeia registados desta forma tão particular e gratificante. Obrigada pela sua dedicação e divulgação da minha terra do coração. Isabel Gonçalves

c santos disse...

mais uma bela reportagem da festa da minha terra.as mehloras para a tua sogra que eu não sabia que estava doente.cumprimentos para ti e para a tua familia.

ANTONIO LOPES disse...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:


LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site:
www.lucasematheus.com


LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt


BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site:
www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email:
antonio.alproducoes@gmail.com)