quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Anta ou Pala da Moura - Vilarinho da Castanheira

No dia 27 de Novembro de 2010, depois de uma visita pela Lousa no concelho de Torre de Moncorvo, resolvi passar pela Anta do Vilarinho da Castanheira, também dominada como Pala da Moura.
Já alguns tempos atrás tinha procurado esta Anta, mas sem sucesso. Embora a sua localização esteja bem assinalada, cheguei a um determinado local, onde o caminho se dividia em dois e como ai não havia qualquer indicação e como o tempo que tinha não era muito, resolvi deixar para outra altura, vindo a satisfazer a minha curiosidade por este monumento, então no dia 27 de Novembro de 2010.
A Anta do Vilarinho, também dominada Pala da Moura, fica localizada na Freguesia do Vilarinho da Castanheira no concelho de Carrazeda de Ansiães com acesso através da EN 324, entre o Vilarinho da Castanheira e Cabeça de Mouro. Na berma da estrada encontra-se uma placa em granito indicando a sua localização por uma caminho em terra batida, depois de alguns metros da estrada esse caminho divide-se em dois, havendo sinalização a indicar para a esquerda a Pala da Moura e para a direita os Moinhos de Água, fazendo também ligação ao local onde se encontra a Anta.
A Anta, encontra-se num local, aproveitado como parque de merendas, com árvores, bancos e caixotes para o lixo.
Monumento este, Megalítico constituído por uma câmara poligonal e um corredor orientado a nascente. Esta anta estrutura-se com 6 esteios, incluindo a pedra de cabeceira e a respectiva tampa.
Encontra-se bem conservada, com a maior parte dos esteios em pé, de suporte para a tampa. Apresenta pinturas na parte interna do estreio fronteiro à galeria de entrada. Pinturas essas já bastante deterioradas de cor vermelho escuro e representam SS e 88.
Depois de visitar a Anta ou Pala da Moura, decidi também visitar os Moinhos de Água, que ficam relativamente perto desta. Quer em relação à Anta, quer em relação ao Moinhos de Água, fiquei impressionado, pela sua boa conservação e o espaço envolvente ter sido aproveitado para lazer. De fazer também referência à boa sinalização até aos pontos de interesse.
São dois pontos de interesse a visitar a quando de passagem pelo concelho de Carrazeda de Ansiães.
Em breve falarei aqui também dos Moinhos de Água.

3 comentários:

Fernando Silva disse...

Olá Jorge, todos os amantes da natureza adoram ver imagens retractadas no teu blogue, como tu dizes e bem,és amante da natureza e consegues anexar imagens pertencem à história-cultural de um povo,são sinais de muitos anos que devemos preservar. Só procurando se acha, só divulgando se dá a conhecer um pouco de nós. Temos tantos sinais de cultura em Trás-os-Montes,em lugares recônditos que possuem maior beleza precisamente por se encontrarem nesses lugares. Continua estás no melhor caminho.Um abraço.

Anónimo disse...

olà

como sempre lindas paissages.

nos para aqui tambem es e tudo cheio de neiveé de màs, para saihir de casa o o trabalho.

se tiver ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

Dan disse...

A MERRY CHRISTMAS AND A HAPPY NEW YEAR