segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mais uma visita à Sr.ª do Castelo

No dia 22 de Maio, voltei a fazer mais uma visita à Nossa Senhora do Castelo. Já no dia 14 de Março deste ano, tinha subido ao Santuário.

Desta vez, deparei com uma paisagem diferente, em que o amarelo, o roxo e o branco são predominantes. Ao longo do caminho deparei com várias flores campestres, entre as quais os lirios roxos e já junto do Santuário vi algumas açucenas, já quase a flurir.

Falar em açucenas, é já no próximo fim de semana (Sabádo), que se vai realizar a Festa das açucenas. Pois conta a Lenda: "Há já muitos, muitos anos, vinha para aqui guardar o rebanho uma pastorinha das redondezas. Logo que chegava, entrava na capela e rezava à Senhora do Castelo. Dava dó, a capela! Já chovia no altar. E as raposas acoitavam-se ali de noite. Um dia Nossa Senhora sorriu-lhe. Ficou a pastorinha muito assustada! Mas logo a Mãe de Deus a sossegou: "não tenhas medo, minha filha. Gosto muito das tuas visitas. E quero pedir-te um favor. Diz ás pessoas do Vale e da Fragada que venham rezar aqui e que me componham a capela". Perguntou a pastorinha como acreditariam nela. Mas logo a Senhora a sossegou prometendo um sinal.

Sr.ª Castelo (5)

Foi-se logo ela dali. E aonde não foi, mandou. No domingo seguinte muita gente veio cantar e rezar à Senhora do Castelo. Até o Sr. Padre. Com a estola e água benta, não fosse o Demónio tecê-las. Lamentavam todo o estado de abandono em que se encontrava a capela. E logo fizeram o peditório para a compor quanto antes. De repente gritou a pastorinha: "Olhem para o monte de São João". Todos olharam. Até as ovelhas! Foi tão grande o clamor, que ainda hoje, em certas alturas, ela ecoa pela Fragada fora. O monte de São João estava todo cobertinho de açucenas! E desde então, até ao dia de hoje, sempre ali floresceram em Maio..."

Sr.ª Castelo (2)

Depois de estar no Santuário, subi ao cimo do monte, junto da Capela de São João, chamado pelo povo de São Joãozinho, onde pude apreciar o vasto vale da vilariça, como mostram as imagens seguintes:


É esta a paisagem que se pode apreciar do miradouro da Capela de São João, onde olhamos o vasto vale até a vista se perder no horizonte.

Sem comentários: