quarta-feira, 12 de maio de 2010

Valtorno

A freguesia de Valtorno pertence ao concelho de Vila Flor e dista de Vila Flor 10 km.
Valtorno e Alagoa, anexa a este, antes de pertencerem ao concelho de Vila Flor, pertenciam ao Vilarinho da Castanheira, que no tempo medieval foi um importante concelho, sendo extinto mais tarde e integrado no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Quanto ao seu nome, há duas teorias, uns dizem, que provém do termo latino Turnos, que significa volta, à volta de, em torno de água de um nascente. Outros, dizem que a palavra Torno, esta ligada à existência de uma torre medieval existente na freguesia, que terá servido para se defenderem dos mouros. A palavra Vale, deriva de encontra num vale, local ausente de montanhas. E então a composição das duas palavras Vale e Torno, deram origem a Valtorno.
Imagem no mapa
Do seu Património Arquitectónico, destaca-se a Igreja Matriz de estilo românico, Capela do Santíssimo de estilo barroco e maneirista, Capela do St.º Cristo; Capela da N.ª Sr.º do Rosário ou Capela de S. Sebastião; Capela de N.ª Sr.ª da Assunção; Capela de St.º Apolinário; Capela da Sr.ª da Luz e capela da Alagoa. Destacam-se também as fontes da Paijoana; Fonte da Polé; Fonte N. Sra. Rosário;e Fonte dos Doentes. De destacar ainda os vários Cruzeiros: Cruzeiro do Senhor dos Aflitos; Cruzeiro do fundo do povoado; Cruzeiro do Vale; Cruzeiro perto da Marquesinha, situado dentro da povoação; Cruzeiro das Picotas, que se encontra no caminho das Ladeiras; Cruzeiro do Alto da Alagoa também conhecido por ”Cruzeiro da Sentinela”, encontrando-se no entroncamento das estradas para Alagoa, para o Vilarinho e para o Mourão e também as Alminhas do Rodrigo, tratando-se da parte superior de uma Estela funerária, possivelmente de um túmulo de hospitalário, a que a tradição deu em chamar “Alminhas”.
Tudo isto é uma boa razão para visitar esta aldeia do concelho de Vila Flor.

Sem comentários: