quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sampaio - O Dia da Festa de N.ª Sr.ª da Rosa e 1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio

A Aldeia de Sampaio, nos dias 1 e 2 de Maio, esteve em festa, festa esta em honra de Nossa Senhora da Rosa e Comemorações do 1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio . O início da festa deu-se no Sábado, dia 1, com a abertura do bar às 15:00 horas, sendo a noite abrilhantada com a actuação do Grupo Musical Onda Norte.

Mas o Dia marcante, foi Domingo, 2 de Maio, que por sinal também foi o Dia da Mãe. Os preparativos para as comemorações, começaram ainda antes de almoço, preparando-se o palco no meio do Largo, colocando cadeiras, etc., onde se iriam realizar as cerimonias e seguindas da Eucaristia.

Os festejos começaram com as Comemorações do 1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio.

O início das cerimónias deu-se entre as 14:30 e as 15:00 horas, começando com a actuação da Banda Filarmónica de Vila Flor, que desfilou, pelas ruas da aldeia, vindo a terminar junto ao Largo da Fonte.

De seguida, já com o recinto cheio de populares e visitantes, estando também algumas individualidades publicas, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor (Dr.º Artur Pimental), Vice-Presidente (Eng.º Barros), Vereadora (D.ª Gracinda) e a Dr.º Adelina Teixeira e os familiares directos do Sr.º Reitor, subiu ao palco o Presidente da Junta de Sampaio, abrindo assim as cerimonias.

Depois foi a vez do Sr.º Padre Leite subir também ao palco, onde se referiu à Vida e Obra do Sr.º Reitor, referenciando que Sr.º Reitor nasceu na aldeia de Sampaio e ai foi Sacerdote, bem como noutras aldeias vizinhas, não deixando nada escrito por si, deixou sim, uma obra bem marcante na aldeia de Sampaio e Vilariça, a Santa Cruz, uma cruz em madeira de zimbro, que foi mandada colocar por ele no cabeço de S. Pedro, há 130 anos.

Referiu também que essa obra, a Santa Cruz estava ali bem presente naquele largo, referindo-se a Exposição de Fotografia de minha autoria com o nome “Uma Cruz em Sampaio”, representando a Santa Cruz.

Depois de o Sr.º Padre Leite terminar o seu discurso, foi a vez do Sr.º Presidente da Câmara se dirigir aos presentes, onde referiu que iriam ser feitas obras no monte, Cabeço de S. Pedro, restaurando a Cruz, podendo ser colocada uma outra e preservando aquela no local para poder ser apreciada por visitantes, ou então restaurando a mesma e colocando-lhe um preparado para não se deteriorar com o tempo, fazer também uma estrada até ao local, tornando-se um local de lazer. Referiu-se ainda à Capela de Nossa Senhora da Rosa, junto à ribeira, que se iriam realizar obras afim de preservar essa capela, estando hoje, um pouco esquecida.

Durante estas cerimonias teve presença e intervenção o Grupo Coral de Vila Flor e Sampaio,

onde cantaram algumas versos à Sr.ª da Rosa, entre os quais:

De seguida deixaram o palco e dirigiram-se junto as alminhas, para o descerramento da lápide comemorativa por parte do Sr.º Presidente da Câmara e familiares do Sr.º Reitor.

Passando o Largo da Fonte a Chamar-se Largo do Sr.º Reitor de Sampaio.

Ao fim das cerimonias, saíram da Igreja Matriz em direcção ao recinto onde se iria celebrar a missa solene em honra de N.ª Sr.ª da Rosa, os andores de Nossa Senhora da Rosa, de Nossa Senhora de Fátima, do Menino Jesus e do Santo André (Padroeiro desta Aldeia). A missa foi celebrada pelo Sr.º Padre Pires, sobrinho do Sr.º Reitor, pelo padre Delfim, pároco de Vila Flor e pela Padre Queijo, pároco de Sampaio. Durante a missa o Sr.º Padre Pires, referiu-se ao seu tio, com emoção e quase com as lágrimas nos olhos. A missa foi também acompanhada pelo Grupo Coral de Vila Flor e Sampaio, dirigido pelo Sr.º Padre Leite. No final da Missa, o Sr.º Padre Pires dirigiu-se aos presentes: “ Caminhemos Em Paz e Que o Senhor Nos Acompanhe”.
E foi então altura de se acompanhar a Procissão, que percorreu as ruas da aldeia, acompanhada pela Banda Filarmónica de Vila Flor, regressando de seguida à Igreja Matriz, onde ficaram os andores. Depois da procissão terminar a Banda Filarmónica passou a actuar em frente a Igreja e no largo, mostrando ao povo as belas melodias tocadas pelos seus artistas.

Mas a festa ainda não terminava por ali, pois a noite de Domingo também foi abrilhantada pela musica de Bruno Cordeiro, onde não faltou um pezinho de dança e o fogo de artificio.

Todo este evento e festa foi gravado por mim, que será passado para DVD e depois colocado aqui no blogue alguns excertos desse trabalho, afim de ser partilhado com todos os visitantes do blogue.
Fotografias não assinadas por mim, foram cedidas pela Câmara Municipal de Vila Flor, à qual agradeço pela cedência das mesmas e por todo o apoio que me foi prestado para a realização da exposição de fotografia.

Sem comentários: