segunda-feira, 15 de março de 2010

Ao encontro do Santuário de Nossa Senhora do Castelo

No dia 14 de Março, eu e a família, saímos de Vila Flor para um passeio ao Santuário de Nossa Senhora do Castelo, pertencente à freguesia da Adeganha no Concelho de Torre de Moncorvo.

Ao chegar ao cruzamento da Portela, viramos há esquerda apanhando a EM 611 em direcção à Adeganha, estrada esta cheia de curvas e sempre a subir até aos Estevais, mas com uma vista magnífica, donde fiz algumas panorâmicas.

Depois de subir ao longo de várias curvas, chega-mos a Estevais. A primeira paragem que fizemos em Estevais foi nuns lameiros juntos à estrada para tirar umas fotos a dois burricos que ali pastavam. Em Estevais, encontramo-nos com umas pessoas amigas e foi altura de conhecer um pouco da aldeia, com destaque para a Igreja Matriz e para a Capela no centro da aldeia, bem como algumas casas mais antigas.

De seguida entramos no carro e seguimos em direcção à Póvoa, uma das aldeias do concelho de Torre de Moncorvo, esquecidas no tempo. Actualmente esta aldeia tem algum movimento por ali se localizar o estaleiro da Barragem do Sabor. Esta aldeia com aproximadamente 10 habitantes, não tem saneamento básico, não tem uma rede de água a funcionar na perfeição e as ruas encontram-se em terra batida cheias de buracos. Quem sabe se a construção da Barragem apesar de por fim ao último rio selvagem da Europa, não trará benefícios para esta aldeia esquecida no tempo.

A seguir deslocamo-nos para a Cardanha, onde a primeira paragem foi junto ao Senhor da Pedra, nicho este com gradeamento e portas em vidro com uma imagem em pedra de Cristo crucificado. Logo do outra lado da rua existe a Capela de Nosso Senhor dos Aflitos e mais há frente a Capela de S. Sebastião. A seguir visitamos a Igreja Matriz, admirando os seus interiores de tons vermelhos contrastando com o dourado.

Como já estava a ficar tarde eram horas de partir para o Santoário Nossa Senhora do Castelo, seguindo a estrada para a Adeganha. Ao chegar à Adeganha a vontade de visitar a aldeia era muita, mas se ali parássemos pouco tempo teríamos para visitar o Santuário, pois o caminho dali até ao Santuário não é muito propicio para um carro ligeiro, limitando-me apenas a fazer uma panorâmica da aldeia.

Sendo assim viramos há esquerda para o caminho em terra que nos levaria até ao Santuário, fazendo ainda algumas paragens para uma ou outra fotografia da natureza, mas sempre com precaução devido ao mau estado do caminho.

Chegamos ao Santuário, eram já 18:00 horas. O Santuário, localiza-se no cimo de uma fragada, donde se avista o extenso Vale da Vilariça.
Aqui fazem uma romaria à Senhora do Castelo, no último fim-de-semana de Agosto, sendo visitado por muitos emigrantes.

O Santuário é composto por duas capelas principais: a de São João Baptista e a da Senhora do Castelo, também por outras duas capelinhas, a de Nossa senhora de Fátima e a de Santa Filomena. Existe ainda um coreto e a casa das promessas, sendo feito recentemente um palco, a casa das bebidas e um recinto para bailes. É um lugar profundamente agreste, de rochas, carvalhas, zimbros e carrascos, cheio de lendas (a das açucenas que não murcham e a do soldado que vem da guerra) e de ruínas arqueológicas, pois diz-se que ali, existiu uma antiga fortaleza.

Ao subir à capela de S. João Baptista bem no cume da fragada pôde-se ver o vasto Vale da Vilariça, com o sol a pôr-se por traz da Lousa. Ali estivemos a apreciar a magnífica paisagem até ao por do sol, regressando já com a noite a cair.
Assim terminou um passeio com vontade de repetir, mas com mais tempo e sozinho, permitindo-me explorar estas e outras maravilhas.

3 comentários:

Sandra Rocha disse...

Cada vez mais gosto de passar por aqui a visitar ou revisitar o nosso nordeste transmontano.
beijinhos.

Anónimo disse...

SERÁ SEMPRE A TERRA ONDE NASCI E AQUELE QUE POSSUI UMA MISTICA MUITO ESPECIAL.

AS FOTOS ESTÃO ESPECTACULARES.

BEM HAJA PELO QUE FAZ PELO NORDESTE TRANSMONTANO

Anónimo disse...

E LINDO