sábado, 13 de março de 2010

Horta da Vilariça

Horta da Vilariça, é uma freguesia do concelho de Torre de Moncorvo, situada em terreno acidentado na margem direita da Ribeira da Vilariça e dista da sua sede cerca de 13 quilómetros. A freguesia da Horta da Vilariça, inclui também Vide, uma outra aldeia do concelho de Torre de Moncorvo.

Aqui, as pessoas vivem principalmente da vinha, olival, entre outras culturas, pastorícia, comercio e existe também uma padaria.

Tem como património: Igreja Matriz, Capelas de Nossa Senhora de Fátima e de S. Lourenço, Cruzeiro de Nossa Senhora dos Aflitos e algumas fontes, bem como algumas construções mais antigas.

Como o passeio pela aldeia foi um pouco rápido, não houve tempo para fotografar algum património referenciado anteriormente, ficando pois para uma próxima visita à aldeia.

Quanto a festas e romarias, há a festa de S. Sebastião em 20 de Janeiro e S. Lourenço em Agosto.

Esta visita à Horta da Vilariça, como já referi anteriormente, foi rápida, sendo só de passagem, mas foi agradável, pois o dia estava óptimo, não deixando de admirar as amendoeiras em flor e os campos cheios de flores campestres, anunciando a Primavera.

6 comentários:

Jorge Sousa disse...

Olá Jorge, magnífico blog com excelentes fotografias! Os meus parabéns. Jorge Sousa www.ibernatur.blogspot.com

url disse...

Olá jorge.
As fotos estão divinais!
Apesar da aldeia já estar bastante mudada, ainda me fez lembrar bastantes casas e coisas.
Um beijo e bem haja.
Clorinda

url disse...

Olá jorge.
As fotos estão divinais!
Apesar da aldeia já estar bastante mudada, ainda me fez lembrar bastantes casas e coisas.
Um beijo e bem haja.
Clorinda

Onda Spasiva disse...

Olá jorge,excelente blog! Os meus parabems, gostei muito das tuas fotografías. Ja tenho saudades de voltar a Horta, na primeira foto sai a minha casa! jajaja sao muitos recordos de uma terra que adoro.

Um abraço!!

eu antonio disse...

Então e a minha casa não vem, já estou com inveja, e a barragem?
Gostei, continua.
Um abraço ranzeiro,

António Ventura

JORGE DELFIM disse...

Olá António, talvez numas proximas fotos, venha a tu casa. Quanto à Barragem podes ver na publicação referente à aldeia da Vide, em: http://cantinhodojorge.blogspot.com/2010/05/vide.html

Um Abraço

Jorge Delfim