sexta-feira, 26 de março de 2010

Pombal em Vila Flor

Dia 19 de Março, quando fui dar volta às lixeiras para fazer a Foto Reportagem do Limpar Portugal, dei com este pombal na Serra do Facho em Vila Flor.

Ao longo do concelho de Vila Flor, bem como em todo o Nordeste Transmontano, encontram-se inúmeros pombais, a maior parte deles sem utilidade, em constante abandono e em ruínas.
Este que encontrei na Serra do Facho em Vila Flor, é um dos muitos que estam desabitados, mas que ainda não está em ruínas.

Os pombais são construções com variadas formas e dimensões, tendo sido utilizados para a criação de pombos, permitindo assim a produção de carne e de estrume que servia de fertilizante para a agricultura.
Existem alguns na forma de ferradura e outros na forma circular como este das imagens. Como se pode ver na imagem, no seu interior existem inúmeras cavidades em pedra que proporcionavam o habitat dos pombos.

Ao longo do Nordeste Transmontano, encontram-se alguns que já foram recuperados, o que é de louvar, pois estas construções são um elemento emblemático da paisagem e do património do Nordeste Transmontano.

Sem comentários: