quinta-feira, 11 de março de 2010

Casa de Selores

A denominada Casa de Selores é a antiga residência solarenga da família Morais, um edifício de estilo clássico-barroco, datado do século XVIII, fronteiro à estrada de Selores para Carrazeda de Ansiães. A fachada divide-se em três corpos distintos: a capela do lado direito, a residência ao centro e uma varanda alpendrada do lado esquerdo.

A capela, terminada em empena, tem uma porta de vão rectangular, sobrepujada por duas urnas adossadas, ladeando o brasão, que é rematado por um frontão curvo.A casa tem no primeiro registo a porta principal, com um arco ligeiramente abatido, encimada pelo brasão da família. Esta porta é ladeada por dois janelões gradeados. No segundo registo surgem de maneira uniforme seis janelas, dispostas simetricamente, com moldura e avental decorados.

À esquerda, temos o corpo com a varanda alpendrada, assente sobre um alto embasamento. Ao meio da varanda situa-se o brasão e, de cada lado, cinco colunas salomónicas. A cornija apresenta é decorada com dentículos. No topo da varanda uma porta conduz directamente à escada. Acesso: EN 632, na aldeia do mesmo nome da casa.
Protecção: Imóvel de Interesse Público, Dec. nº 129/77, DR 226 de 29 Setembro 1977.

Fonte do texto: Carlos Pinheiro © 2000 em: http://www.bragancanet.pt/patrimonio/selores.htm

2 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Bonitas fotos da Casa de Selores...! E eu que passo ali tantas e tantas vezes, nunca a fotografei...:(
Acho-a lindíssima, só é pena que desde que o Sr. Padre Amável deixou de habitar numa das divisões desta casa, a mesma tenha ficado ao abandono...

Bjs,
AA

Cabral disse...

A casa ameaça ruína. Podem-me informar a quem ela hoje pertence?
Com os meus cumprimentos
Isabel da Veiga Cabral
e-mail isabelveigacabral@gmail.com
968375777