sábado, 30 de julho de 2011

Fragada de Estevais (Casa do Padre e Ninho do Corvo)

Ao longo da fragada de Estevais (freguesia  da Adeganha - concelho de Torre de Moncorvo), com vista para o vasto Vale da Vilariça, são muitas as fragas, que ali se encontram de formas diversas, sendo muitas delas conhecidas por um nome, ao qual têm uma lenda associada.
Além de muitas fragas ali existentes, esta postagem refere-se apenas a duas: a fraga do "Ninho do Corvo" e a fraga conhecida como a "Casa do Padre".
Estas duas fragas, encontram-se no meio do fragaredo, um pouco mais abaixo do Miradouro de S. Gregório. Apesar de se encontrarem, no meio do fragaredo e algum monte, não são difíceis de encontrar, devido à sua altura e configuração, estando as duas lado a lado.
A fraga do "Ninho do Corvo", de grande porte e altura, requer alguma agilidade para se subir ao cimo dela. Consoante se vai subindo, começa-se a avistar grande parte do Vale da Vilariça
No cimo desta fraga, há ainda destaque para outras pequenas fragas, que parecem esculturas naturais. Já no topo da mesma, existem umas aberturas, conhecidas por "razão" e "raza", estando também associada a estes nomes, uma lenda.

A outra fraga conhecida por "Casa do Padre", também ela de uma altura considerada, tem no topo, uma outra, com uma abertura virada para o Vale da Vilariça, sendo esta fraga a origem do nome, por ser toda ela oca por dentro, com abertura.
Do interior dessa fraga e através da tal abertura, consegue-se ver grande parte do vasto Vale da Vilariça, destacando-se, o verde das vinhas, as Quintas e algumas aldeias.

Próximo destas, duas fragas, cheias de beleza, encanto e lendárias, existe uma outra conhecida, como a "Fraga da Cobra", estando gravada nesta a figura de uma serpente, à qual também está associada uma lenda. A mostrar numa próxima postagem.
.
Apenas deixo aqui uma referência: Estas fragas, e suas lendas, estam retratadas num dos livros de Literatura Infantil, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada  "Uma Aventura nas Férias de Natal" , onde à fraga do "Ninho do Corvo", chamam fraga do "Ninho das Águias".  Um livro muito interessante, que merece ser lido, onde se fala de toda a fragada, suas lendas e história.

Algumas dessa lendas, também serão publicadas aqui no blogue.

1 comentário:

Castela disse...

Boa noite Jorge, parabéns pelas fotografias o povoado do Baldoeiro é realmente um fascínio cheio de mistérios e vou colocar as suas fotografias no meu site com link para o seu blog. Se não desejar basta dizer um abraço.