terça-feira, 26 de julho de 2011

Cortiços - Solar da família Charula

O nome Cortiços, tem a ver com os cortiços usados no fabrico do linho e com uma velhíssima feira que aqui se realizava, provavelmente relacionada com esta mesma indústria. A freguesia dos Cortiços foi sede de concelho até à sua extinção em 1853. Em 1755 aparece agregada à comarca de Moncorvo, em 1839 à de Bragança, em 1852 à de Chacim e a partir de 1853 é anexada ao concelho de Macedo de Cavaleiros e actualmente, tem como anexa a aldeia de Cernadela.
Os Cortiços têm um grande património histórico, sendo o caso da Igreja Matriz, o Solar da famíla Charula, a Capela de Santo António, ligada ao  a este Solar e conservada por esta familia, o Solar dos Pessanhas, o Solar dos Sá Mirandas (Sarmento) e o dos Lemos Costa (Charula). Para além deste património, ainda conta com o antigo edifício, da Câmara Municipal, do Registo Civil e várias casas em granito na rua principal, com as suas varandas e alpendres, algumas de aparência medieval e quinhentista.



























As imagens referem-se ao Solar da família Charula, havendo destaque para  o brasão ao cimo da entrada principal do Solar e o punho da porta.

Numa próxima postagem, farei referência a outro património, desta aldeia, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, que noutros tempos, também já foi sede de concelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este brasão não é deste solar, mas do outro que fica no largo.

Jorge Delfim disse...

Aquando deste comentário, fui verificar a grande quantidade de fotos que fiz nos Cortiços e não há duvida nenhuma que este brasão é deste Solar.
O do Solar do Largo (Solar dos Morais Sarmento), é completamente diferente deste.
Mas em breve colocarei algumas fotos do Solar dos Morais Sarmento, e ai verificará que está a fazer confusão.

Cumprimentos

Jorge Delfim