O nome Cortiços, tem a ver com os cortiços usados no fabrico do linho e com uma velhíssima feira que aqui se realizava, provavelmente relacionada com esta mesma indústria. A freguesia dos Cortiços foi sede de concelho até à sua extinção em 1853. Em 1755 aparece agregada à comarca de Moncorvo, em 1839 à de Bragança, em 1852 à de Chacim e a partir de 1853 é anexada ao concelho de Macedo de Cavaleiros e actualmente, tem como anexa a aldeia de Cernadela.
Os Cortiços têm um grande património histórico, sendo o caso da Igreja Matriz, o Solar da famíla Charula, a Capela de Santo António, ligada ao a este Solar e conservada por esta familia, o Solar dos Pessanhas, o Solar dos Sá Mirandas (Sarmento) e o dos Lemos Costa (Charula). Para além deste património, ainda conta com o antigo edifício, da Câmara Municipal, do Registo Civil e várias casas em granito na rua principal, com as suas varandas e alpendres, algumas de aparência medieval e quinhentista.
As imagens referem-se ao Solar da família Charula, havendo destaque para o brasão ao cimo da entrada principal do Solar e o punho da porta.
Numa próxima postagem, farei referência a outro património, desta aldeia, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, que noutros tempos, também já foi sede de concelho.
2 comentários:
Este brasão não é deste solar, mas do outro que fica no largo.
Aquando deste comentário, fui verificar a grande quantidade de fotos que fiz nos Cortiços e não há duvida nenhuma que este brasão é deste Solar.
O do Solar do Largo (Solar dos Morais Sarmento), é completamente diferente deste.
Mas em breve colocarei algumas fotos do Solar dos Morais Sarmento, e ai verificará que está a fazer confusão.
Cumprimentos
Jorge Delfim
Enviar um comentário