sábado, 10 de julho de 2010

Fonte/Fontanário/Tanque em Sampaio

Já lá vai algum tempo, isto a 23 de Março, que captei esta imagem no Largo do Pelourinho, na aldeia de Sampaio - concelho de Vila Flor. Trata-se de uma fonte/fontanário ou tanque, nome pelo qual é mais conhecido na aldeia de Sampaio, cuja construção data de 1945.
Foram algumas as vezes, ainda em menino, que bebi água nesta fonte. Ainda me lembro bem do tempo em que algumas pessoas da aldeia ali iam encher os cântaros de água para levarem para casa, pois noutros tempos nem todas as habitações tinham água canalizada. Também havia aqueles que levavam alguns animais (machos, bovinos, etc) a beberem água ao tanque. Embora o tanque tenha duas bicas, estando ambas em tempos a deitar água, hoje nenhuma delas está a funcionar, estando apenas uma delas a deitar umas pingas de água.

3 comentários:

Dan disse...

..memórias muito bonito!
Interessantes sobre a aldeia do povo Português.

Anónimo disse...

Jorge, é bela foto, mas não foi correcto com o seu colega que postou a Freguesia Mistério, não acha?
Um bom fim de semana e seja mais cuidadoso nestes pormenores.
A.M.R.

JORGE DELFIM disse...

Não é minha intensão fazer concorrência a ninguém, apenas mostrar o que há de belo e interessante no nosso Nordeste Transmontano. Pois sou da opinião, que quantos mais blogues ou sites com informção relativa ao nosso Nordeste Transmontano mais conhecido e procurado será.

Quanto a imagem em causa, já tinha tirado esta fotografia em Março e dia em dia para a colocar no blogue, vindo só agora a ser colocada. Não sabia que fazia parte da Freguesia Mistério do Blogue em causa, pedindo aqui desculpas au seu autor por tal acontecido, sou um seguidor do seu blogue, mas particularmente em relação à Freguesia Mistério, raramente tomo atenção. Pois só agora com este alerta verifiquei que se trata da mesma imagem.Caso tive-se dado conta de tal facto, teria aguardado pelo resultado da votação e ai só a colocaria posteriormente.

Relativamente à pessoa que deixou o comentário, poderia dar a cara e escrever o nome sem ser abreviado, pois tenho praticamente a certeza de quem o escreveu, mas enfim. Gosto que as pessoas sejam frontais e não escondam nada, pelo contrario se caso me tenha alertado antes teria removido a postagem e colocado posteriormente.
De qualquer maneira obrigado pelo alerta e pra proxima terei mais atenção quanto a esses pormenores,
Não achas bem, A.M.R?!