sábado, 17 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à Noite)

Mais um ano e mais uma edição da TerraFlor, pois este ano conta já com a VIII edição. A Inauguração da Feira de Produtos e Sabores, estava marcada para as 17 horas, mas por motivos profissionais, não me foi possível estar presente na abertura da Feira.
Mas não poderia deixar de estar presente à noite, pois o certame do 1.º dia da VIII TerraFlor, era do meu agrado. Eram então 22:00 horas quando cheguei ao recinto da Feira e a primeira impressão que tive, foi haver pouca gente, seria por ser o primeiro dia da Feira ou talvez por este ano a Reginorde em Mirandela coincidir com a TerraFlor

Como já cheguei um pouco tarde, decidi não visitar as barraquinhas nem o pavilhão principal onde se encontram os produtos da terra, onde se destaca o vinho e o azeite. Como estava no programa às 21:00 horas teria início a Dramatização do Conto "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago (que nos deixou recentemente) pela Companhia de Teatro Filandorra, pensei já não chegar a tempo de assistir, e não chegava, mas como tinha havido alguns problemas com o vento e som, como estava a referir o narrador no momento em que me estava a aproximar, voltaram a repetir a peça e ai consegui acompanha-la desde o principio ao fim, onde fiz algumas fotografias e filmei. Agradou-me bastante a encenação e todo o cenário. Os actores representaram muito bem este Conto de Saramago, tendo recebido bastantes aplausos do publico presente. Não é todos os dia que se assiste a um Teatro de rua, mas pelo que constatei que as pessoas são bastante receptivas a este tipo de teatro.
Depois do Grupo de Teatro, terminar iria-se dar lugar aos Espectáculos Musicais com os "Sons Transmontanos", tendo havido um ligeiro atraso, pois como o teatro terminou mais tarde o espectáculo musical não começou às 22:00 como estava programado, mas sim às 22:30 horas.
Quem abriu o Espectáculo Musical, foi o Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães. Já tinha ouvido falar neste grupo, mas nunca tive oportunidade de os ver actuar, pois estava bastante interessado em os ver, tendo-me agradado bastante as suas musicas e canções.
Depois do Grupo de Carrazeda terminar a sua actuação, subiu ao palco a Vereadora da Cultura, o Presidente da Câmara de Vila Flor e o Governador Civil de Bragança para homenagear a Equipa Juvenil de Futsal, campeã distrital nesta modalidade, não fotografando, mas que mostrarei em vídeo posteriormente. De seguida foi a vez de subir ao palco os grupos da associação Miradanças - Danças Mistas_Pauliteiros de Miranda. Nunca tinha assistindo a um espectáculo por parte destes grupos, pois fiquei deslumbrado com a sua actuação, quer com as danças, quer com o os pauliteiros que animaram bastante o recinto.

Para terminar subiu ao palco a Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Flor. Há semelhança do ano anterior eram mais os elementos da Banda que propriamente os espectadores, que no final do folclore, foram abandonando o recinto. Será que foi por causa do frio que se fazia sentir ou será que não apreciavam esse tipo de musica ou porque já era tarde e no dia seguinte era dia trabalho. Bom eu tal como muitos não fiquei a assistir à actuação da banda até ao final, pois já era tarde e tinha as crianças comigo, pois até que aprecio este tipo de música.
Na próxima edição da TerraFlor, penso que seria de colocar no programa a actuação da Banda mais cedo, antes de outros grupos actuarem, talvez assim houve-se mais assistentes.
Todos os momentos da noite do 1.º dia da VIII TerraFlor, serão colocados aqui em vídeo brevemente.
No 2.º dia (16 de Julho) não fui à Feira, mas no programa constava que a noite seria abrilhantada  com grupo One Vision - tributo aos Queen.
Mas hoje, 3.º dia, penso que haverá um maior número de visitantes, pois iram subir ao palco os Xutos e Pontapés, o que atrairá bastante gente, sobretudo os mais jovens.

Sem comentários: