Freixiel é uma aldeia do concelho de Vila Flor, onde história não falta, é uma boa razão para voltar à aldeia para conhecer melhor a sua história e património.
Bom mas o motivo desta postagem é a Forca de Freixiel: Segundo a história, a Forca de Freixiel, executou penas de morte ordenadas pelo rei até meados do século XIX. Reconhecida como Imóvel de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), é um exemplar único em Portugal do tempo da pena de morte.
Como nunca a tinha visitado, não sabia a sua localização, mas não foi difícil encontra-la, pois desde a aldeia até ao alto da colina onde se encontra, não falta sinalização indicadora da mesma. Depois de deixar a Igreja segue-se por uma estreita estrada até ao alto da colina. Fiquei admirado pela existência de uma estrada em paralelo e o local envolvente estar muito bem conservado, desde limpeza do espaço envolvente, iluminação, existência de painéis informativos que explicam aos visitantes a evolução da forca ao longo dos tempos em que a pena capital era executada em Portugal e ainda a existência de um painel com uma vista panorâmica da aldeia onde enumera e explica todo o património da mesma e indica a sua localização.Bom, a Forca ergue-se numa colina, cujo lugar tem por nome “Portela da Forca”, com vista panorâmica sobre a aldeia. É composta por dois pilares verticais, em granito, com cerca de três metros de altura rematados por cones também em granito. Neste momento é aquilo que resta da forca, mas sobre esses pilares assentaria na horizontal uma trave de madeira, onde era amarrada a corda/laço. Mas o mais provável é que esta forca não seja de estrangulamento por suspensão mas sim de garrote, pois a distância a que os buracos do cimo se encontram, quer do solo, quer da dita trave de madeira, não seria suficiente para um estrangulamento por suspensão e além disso o estrangulamento por garrote foi, muito usado em toda a Península desde a Idade Média.
Perto deste local, há um lugar denominado “Fiéis de Deus” , onde seriam sepultados os executados na forca, por não poderem ser enterrados na igreja, nem no adro.
Diz-se porém que salvo em revoltas ou guerras civis a forca era muito pouco utilizada, pois as penas eram atribuídas pela comarca, evitando assim os abusos de poder.
Acesso: Aqueles que queiram visitar o local deverão seguir a EN 314 de Vila Flor para Abreiro, cruzamento à esquerda para Freixiel. Entra-se na aldeia em direcção à Igreja e por trás desta segue-se uma estreita estrada em paralelo até uma colina onde se encontra a Forca.
1 comentário:
OLÁ JORGE!
QUE LINDA REPORTAGEM SOBRE A NOSSA FORCA!!!
QUE BOM QUE GOSTOU DESTE MONUMENTO TÃO IMPORTANTE. DE LÁ, O MEU FREIXIEL TEM UMA VISTA TÃO BONITA, NÃO É?
DESDE JÁ O MEU BEM HAJA.
TUDO DE BOM
CUMPRIMENTOS
FÁTIMA F. ROSINHA DE FREIXIEL
Enviar um comentário