quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tempo de ceifa/segadas

Com a chegada do Verão, mais propriamente o mês de Junho e Julho, a ceara começa a ficar da cor do ouro, seca, começando assim o período da ceifa.
Pois lá diz o velho ditado: Em Junho foice no punho; pelo São João sega o teu pão”.
Antigamente este trabalho era feito pelo braço do homem, com a seitoura na mão direita e o dedal de cabedal na mão esquerda, segurando a palha, colocando-a de seguida em gabelas para depois ser atada em molhos.
Era um trabalho árduo desde o nascer do sol ao por do sol, apenas havendo pausas para o mata-bicho, e almoço, mas eram tempos alegres.
Era então segada a palha ainda com o grão e depois como referi na postagem Malhadeira dos Pereiros, era separado o grão da palha, com esta máquina.
Mas ainda antes da existência da malhadeira, as malhadas também eram feitas com a força do braço do homem, com a ajuda do malho.
Já há alguns anos pra cá, que isto se perdeu, devido ao aparecimento da segadeira ou ceifeira que sega o pão e separa a palha do grão, sendo depois ensacado em sacos de serapilheira e levado para o celeiro, enquanto a palha é enfardada por uma enfardadeira atrelada a um tractor, ficando os fardos espalhados pela terra até que sejam levados para os palheiros.
Como isto tudo é interessante e curioso: como antes de haver toda esta maquinaria, havia grandes ceifas de trigo , centeio, aveia e cevada, hoje que tudo seria mais fácil, nem um terço daquilo que se semeava se semeia.



Pois ainda me lembro de a segadeira/ ceifeira, andar a segar durante dois, três dias na quinta onde fui criado, nos tempos de hoje, em um dia, nem tanto, faz-se a ceifa da aldeia toda. Vamos lá compreender isto!
Estas imagens foram captadas em três concelhos vizinhos: Concelho de Vila Flor, Concelho de Carrazeda de Ansiães e Concelho de Torre de Moncorvo, como se pode verificar nas imagens.

Sem comentários: