terça-feira, 20 de julho de 2010

Vila Flor - VIII TerraFlor - 18 de Julho (O último dia)

Como referi na postagem anterior (Vila Flor - VIII TerraFlor (Dia 15 à Noite)),, no 2.º dia da TerraFlor, não me dirigi ao Recinto da Feira, bem como no 3.º dia, mas segundo me constou o 3.º dia foi o dia Grande, a subida ao palco dos “Xutos e Pontapés”, atraiu um grande numero de pessoas.

E dia 18 de Julho seria então o último dia da TerraFlor, com um dia recheado de actividades. Segundo o cartaz às 7:00 horas da manha haveria Largada de Perdizes na ZCA do Nabo, mas como era muito cedo, não estava nos meus planos acompanhar esta actividade, embora até tivesse certa curiosidade, quem sabe no próximo ano caso se repita não vá até ao Nabo para assistir à largada de perdizes.

Ainda durante a manha, pelas 10:00 horas, já nos espaços da Feira, realizou-se o XX Concurso de Cabra Serrana, o VI Concurso de Ovelha Churra da Terra Quente e o I Concurso de Cão de Gado Transmontano. Era de todo o meu interesse estar presente nestes concursos, tendo mesmo saído de casa para tal, mas por motivos pessoais não pude estar presente. Mas como a curiosidade em ver os animais presentes no concurso era enorme, depois de almoço, não resisti em fazer uma visita ao local, estando estes em descanso, como se pode constatar nas fotografias. Os espaços onde se encontravam eram três, num deles estavam as ovelhas, noutro os cães e num outro os caprinos. Onde me dirigi primeiro, foi ao espaço onde se encontravam as ovelhas, fazendo algumas fotografias, havendo alguma desconfiança por parte de algumas com a minha presença, enquanto outras até se mostraram curiosas, aproximando-se de mim, junto às cancelas.

Depois dirigi-me para junto dos cães, pois este ano realizou-se o I Concurso de Cão de Gado Transmontano. Eram bastantes, estando deitados a descansar, pois o calor já se fazia sentir. Embora estivessem presos, não me aproximei muito, pois sabe-se lá o que vai na mente destes animais, quando vêm alguém estranho. Fiquei impressionado com estes animais, lindos, grandes, muito bem tratados, agradável de se ver. Deixando estes dirigi-me então ao outro espaço, onde se encontravam os caprinos, lá estavam então também no descanso, estando mesmo algumas com a cabeça apoiadas nas outras. Mas como estes animais são bastante curiosos e por sinal fotogénicos, dirigiram-se até mim cheias de curiosidade, o que me permitiu fazer umas belas fotografias.

De seguida regressei a casa, pois à noite tinha que estar presente na Noite TerraFlor, pois a noite iria ser abrilhantada com grupos da terra, o que me agrada bastante e além disso não podia deixar de estar presente, uma vez que um desses grupos seria o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, do qual a minha filha mais velha faz parte.

Eram então 21:00 horas, quando eu e a família, chegamos ao recinto da Feira, já estava em palco a Academia de Musica Zecthoven a actuar. Achei que o grupo em relação ao ano anterior esteve melhor, quer a nível instrumental, quer vocal. Estando de parabéns!
Depois de fazer umas fotos do grupo e filmar algumas músicas, decidi deslocar-me junto das barraquinhas, onde pude apreciar algumas peças artesanais, de alguns artesãos locais e não só. Uma das primeiras que visitei, foi uma local, tendo apreciado os artigos expostos e tendo falado com o artista sobre a sua paixão e sobre alguma técnicas aplicados, estou-me a referir a um artista de Freixiel, tendo também apreciado os seus trabalhos recentemente na IV Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais em Freixiel. Depois dirigi-me junto de outras barraquinhas, fotografando alguns artigos expostos, e falando com os seus proprietários, mas aquelas que me chamaram mais a atenção foram sem dúvidas as que tinham o antigo e artesanal presente, estando algumas aldeias do concelho muito bem representadas.

Entretanto ouvia-se já as vozes e os sons dos instrumentos do Rancho Folclórico de Freixiel, sendo o primeiro grupo a subir ao palco. Dirigi-me então para junto do palco o mais próximo possível, afim de poder apreciar aprecia-los, bem como fazer umas fotografias dos mesmos e filma-los. Embora as suas músicas já sejam bem conhecidas por mim, tendo-os visto a actuar bem recentemente no 1.º Festival de Folclore em Freixiel, é sempre agradável ouvi-los de novo.

Depois do Rancho de Freixiel deixar o palco, foi a vez de subir ao palco o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, um grupo bem alegre, que para além das suas canções já bem conhecidas, apresentou uma nova intitulada: “A Ribeira Vaia Cheia”.

Depois de terminarem, entrou em palco pela primeira vez a enfrentar o publico um Grupo de crianças, onde a minha filha também estava presente, tendo andado algum tempo a serem treinadas por alguns elementos do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, a fim de estarem preparados para actuarem na Noite TerraFlor. 

Acompanhados pelos elementos do Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor, deslumbraram em cima do palco. Estando assim de parabéns, quer as crianças, que se portaram como graúdos, quer os elementos que as treinaram.

Depois de terminarem subiu ao palco um jovem poeta, sendo já habitual ouvi-lo nalguns dos eventos realizados em Vila Flor, com um poema alusivo a Vila Flor.

De seguida sobe ao palco o último grupo da noite, o Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor. Foi a primeira vez que vi e ouvi este grupo, pois no ano anterior também estiveram presentes na Noite TerraFlor, mas não tive oportunidade de os escutar. Com as suas músicas bem alegres, não demorou que alguns elementos do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, bem como alguns elementos do público começassem a dançar em frente ao palco.

Entretanto, como ainda não tinha visitado o Pavilhão Principal, onde está marcante o Azeite e o Vinho, dirigi-me a este, onde logo à entrada deparei com duas oliveiras e alguns produtos da terra, onde não faltava o vinho. Percorri então todo o pavilhão, embora já ouve-se alguns espaços fechados, pois já era quase meia-noite, ainda pude apreciar alguns produtos e falar com alguns produtores.

De seguida regressei novamente junto ao palco, onde ainda o Grupo de Musica Tradicional da Associação Cultural de Vila Flor, continuava a actuar. Embora já houve-se um número reduzido de pessoas a ouvi-los, continuavam a sua actuação, terminando com o fado "A Lenda da Fonte".

Estava assim a chegar ao fim a VIII TerraFlor, mas ainda havia algo porque esperar, não o habitual sorteio de uma scooter como tem acontecido em anos anteriores, mas o sorteio  de um Cabaz de Produtos Regionais, rondando os 300 euros.

Foi assim que terminou mais uma Edição da TerraFlor, ficando assim a aguardar a próxima edição.

Assim que tiver oportunidade serão colocados aqui no blogue alguns vídeos com alguns dos momentos vividos nesta VIII TerraFlor.

Sem comentários: