segunda-feira, 21 de junho de 2010

Miradouro do Penedo Durão

Depois da Caminhada - St.º André das Arribas, retratada aqui no blogue já há algum tempo, no regresso, ao subir de Barca d'Alva para Freixo de Espada à Cinta , não conseguimos ficar indiferentes ao enorme rochedo que se vê do lado esquerdo, estou-me a referir ao Penedo Durão.

Foi então que decidimos virar no cruzamento antes de chegar a Freixo com direcção a Ligares até à estrada que segue para Poiares, depois de subir, no alto de Poiares ao pé dum Cruzeiro, chegamos ao cruzamento donde parte uma estrada em direcção ao alto do Penedo Durão. Ao chegarmos lá ficamos fascinados com o que conseguíamos ver dali.

O Miradouro do Penedo Durão, fica então situado a cerca de 2km da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, situado na margem direita do Rio Douro, devido a ser bastante alto e com bastante declive, com mais de 700 m de altitude, oferecendo uma visão panorâmica deslumbrante sobre a barragem de Saucelle no Rio Douro e sobre a foz do rio espanhol Huebra, avistando-se a vastidão planáltica de Salamanca e Zamora, sendo também um local ideal para se observarem aves, sendo o caso do grifo ou abutre e o abutre do Egipto, símbolo do Parque Nacional do Douro Internacional. Mas estas aves voam muito alto, o que é aconselhável o uso de binóculos para as observar.

O Miradouro, é composto por parque de estacionamento, parque de merendas com mesas e parque para as crianças, é constituído por vários terraços ligados por escadas, até chegar aquele donde se consegue ter uma visão mais profunda sobre toda a vasta zona rochosa quer do lado português, quer do lado espanhol , bem como sobre o Rio Douro.

Ali existe também uma imagem de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Douro) colocada ali no ano de 2002. A toda a volta existe um varandim para segurança dos visitantes, mas que requer sempre algum cuidado.

Este local é visitado por muita gente, quer por portugueses, quer mesmo por espanhóis. Falando em espanhóis, havia bastantes que tinham vindo a Portugal em visita, não deixando de subir a este miradouro.

Tendo conversado com alguns deles, mostrando-se interessados pelas fotografias que me viram fazer, onde lhes falei do blogue, dizendo-lhes que ai podiam ver estas fotografias e outras do nosso Nordeste Transmontano.

Depois de uns dedos de conversa despedi-me deles e logo de seguida segui para o carro, deixando assim este lugar para regressarmos a Freixo, onde ficariam os nossos amigos, enquanto eu e minha esposa regressamos a Vila Flor, depois de um dia cheio de aventuras.

Sem comentários: