segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Último Acidente da Linha do Tua - Um Ano Depois

Dia 22 de Agosto relaizou-se uma caminhada na Linha do Tua da Estação de Abreiro até ao local do último acidente, do qual perdeu a vida uma passageira. Eu tive conhecimento deste evento através do Movimento Cívico da Linha do Tua, mostrando uma enorme vontade em participar, pelo gosto de caminhar na linha, por solidariedade às vitimas dos acidentes que surgiram na linha e por se asinalar o aniversário do último acidente da linha. Foi a COAGRET (Coordenadora de Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases), organizadora da iniciativa. Os participantes nesta iniciativa concentraram-se junto a estação de comboio de Mirandela, partindo em transporte próprio ou em transporte público até ao Cachão, seguindo de autocarro até à Estação de Abreiro, onde se realizaria uma conferência de imprensa em jeito de denúncia dos responsáveis pela actual situação da linha do Tua, onde interviram várias entidades além da COAGRET, tais como o Movimento Cívico da Linha do Tua, o Bloco de Esquerda, a Quercos, os Verdes e o Chefe de Gabinete do Presidente de Mirandela, bem como alguns passageiros da viagem do último acidente na linha, em 22 de Agosto de 2008.

Depois de todas as entidades terem a palavra e serem entrevistadas pelos orgãos da comunicação social, inclusive os passageiros do último acidente presentes, deu-se então início à caminhada com rumo ao local do último acidente afim de ser colocado no mesmo uma coroa de flores em memoria da senhora falecida nesse tragico acidente do dia 22 de Agosto de 2008.

Dexamos a Estação de Abreiro ao som da gaita de foles por Daniel Conde do Movimento Cívico da Linha do Tua.
Fui acompanhado nesta caminha por Aníbal Gonçalves, um apaixonado pela fotografia e pela Linha do Tua, tendo criado um Blogue respeitante à Linha do Tua, intitulado "A Linha é Tua". No mesmo dia partimos de Vila Flor em direcção à Estação de Abreiro, onde chegamos pelas 1o horas, apreciando a paisagem de uma linha e de uma Estação paradas no tempo, à espera que um dia alí volte a passar uma composição sobre os carris. Além desta agradavel companhia, tive o prazer de conhecer pessoalmente alguns defensores da Linha e do Rio Tua, bem como alguns passageiros que seguiam na composição acidentada. Tive também o previlégio de conhecer Adriano Pereira, primo do Aníbal, também um dos passageiros, nesse dia trágico, que até aqui, só conhecia do blog "Ferrado de Cabões".

Ao longo desta caminhada, voltei a rever aquela paisagem magnífica que o rio e a linha nos proporcionam.

A partir da estação de Codeçais, tivemos a companhia do Adriano e de um amigo, que tinham vindo da Estação da Brunheda até Codeçais, acompanhando-nos depois até à Brunheda.
O calor fazia-se sentir, mas nem por isso deixamos de ter motivação e força nas pernas para continuar a nossa caminhada em memória daqueles que perderam a vida nesses trágicos acidentes e lutando pelo não encerramento da linha.

Chegamos à Brunheda pelas 13 horas, onde almoçamos na quinta do antigo chefe da estação da Brunheda (agora pertença do seu neto Mário Sales de Carvalho).

Depois do almoço, foi altura de nos deslocarmos ao local do acidente, onde foi colocada uma coroa de flores no centro da linha pelos passageiros participantes, que seguiam na composição acidentada a 22 de Agosto do ano passado, em memoria da vitima mortal nesse tragico acidente, Olema Barros.

Esta iniciativa foi levada a cabo de forma a homenagear as vítimas mortais dos acidentes que ocorreram na Linha do Tua, apurando responsabilidades, bem como defender o melhoramento da linha e não a deixar num abandono constante, realçando a sua importância a nivel turístico da região de Trás-Os-Montes, defendendo também o seu prolongamento até Puebla de Sanábria, com ligação às linhas de alta velocidade de Espanha.
Ainda durante a conferencia de emprensa, foi dito por alguns representantes, a falte de uma politica correcta por parte de alguns autarcas da região relativamente à situação em que se encontra hoje a Linha do Tua, nada fazendo para a sua preservação e o não encerramento da mesma.
Posteriormente colocarei um video, onde constará a intervenção por parte dos representantes das diversas entidades presentes, entrevista a passageiros da composição acidentada no dia 22 de Agosto de 2008, bem como alguns momentos ao longo da linha, almoço e colocação da coroa de flores no local do último acidente na Linha do Tua.

1 comentário:

annie disse...

Olà,

e bem que à linha do Tua ainda fonctionne um poquo à tei Mirandela.

Mais o que nao e juste e para as pessoas dos Codeçais que nao tei caro.

Eles faz como para ir à tei à Mirandela ?

Era o camboi é hoje e nada, estao isolados na oldeia.

nao e justo.

annie