segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ponte da Junqueira

Já algum tempo durante as minhas viagens de ida e volta a Torre de Moncorvo, me surgiu a ideia de parar e fotografar a velha Ponte da Junqueira sobre a Ribeira da Vilariça.
Quem passa sobre a ponte nova, que liga o Concelho de Vila Flor ao Concelho de Torre de Moncorvo, pode ver a antiga ponte. Ponte esta destruída por uma cheia a 17 de Junho do ano de 1955.
Foi então no dia 2 de Junho, que decidi parar e dirigir-me até à ponte. O carro pôde ir mesmo junto desta, ficando à sombra dos ciprestes que ali existem, enquanto eu explorava aquela antiguidade.
No início da ponte mantém-se o piso de alcatrão, seguindo-se depois a estrutura em ferro que aguentava o tabuleiro, agora inexistente.
Depois de fotografar a parte superior da ponte, desci até a ribeira, que ainda leva alguma água, mas não com a abundância como alguns meses atrás.
Dali debaixo, observei a ponte e a fotografei, podendo ver alguns pormenores da sua construção. Constatei então, que a parte do tabuleiro agora inexistente era aguentada por uma estrutura em ferro, cuja plataforma era sustentada por dois arcos de cantaria, ainda existentes.
Para enfrentarem a força da corrente foi reforçada por contrafortes nos pegões, por talha-mare e talhantes triangulares. Duas plataformas destinadas aos peões, assentam numa sucessão regular de cachorros.
Depois deixei a ponte e dirigi-me um pouco mais abaixo, ao longo da ribeira fazendo algumas fotografias da mesma, como se pode ver na postagem anterior (Ribeira da Vilariça).

Sem comentários: