Esta postagem vai além fronteiras deste blogue, deixa de ser referente ao Nordeste Transmontano e passa a referir-se à Beira Alta, numa caminhada em Santo André das Arribas em Almofala, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Distrito da Guarda. As Novas tecnologias e comunicações, no que se refere a Internet, permite-nos conhecer e fazer amigos, é o caso de um amigo expert nas caminhadas, depois de ter visto o meu blogue, entrou em contacto comigo pedindo-me algumas informações sobre a zona donde pretendia fazer umas caminhadas, ou seja no Douro Internacional e foi então que decidi, eu e mais minha esposa, acompanha-los numa dessas caminhadas.
.jpg)
Então no dia 03 de Abril, eu e minha esposa saímos de Vila Flor em direcção a Freixo de Espada à Cinta para nos encontrarmos com estes dois amigos. As caminhadas para esse dia, seriam Santo André das Arribas em Almofala no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e a Calçada de Alpajares em Freixo de Espada à Cinta. Decidimos fazer primeiro a caminhada de Santo André das Arribas. Deixa-mos vila de Freixo de Espada à Cinta, em direcção a Barca de Alva, passando a ponte sobre o Douro, entrando de seguida no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Chegamos a Almofala às 10:00 horas da manhã. O ponte de partida foi junto ao chafariz da aldeia, onde logo vimos uma placa a sinalizar o percurso. Com a ajuda de um mapa com a descrição do percurso circular, lá partimos para a aventura. Estando a pensar fazer o percurso mais pequeno de 8 km, acabamos por fazer o maior, uns 16 km. Mal começamos a caminhada começou a chover, mas como fomos para caminhar nem a chuva nos fez parar.
Deixamos a aldeia e subimos até a capela de Santa Barbara, foi ai que a chuva nos deixou. Fizemos um pequeno desvio para visitar a capela de Santo André das Arribas. Capela esta construída em 1909, onde fomos recebidos por dois berrões vetões dos lados da porta da entrada. Não nos impedindo a entrada, lá entramos até ao largo da capela, onde admiramos a mesma e um pombal logo ao lado. Dali tem-se uma vista espectacular sobre o rio Águeda, donde é possível observar o Grifo e outras aves rupícolas, como o Abutre do Egipto, a Águia Real, a Águia de Bonelli, a Cegonha-Preta, o Bufo-Real, a Gralha-de-Bico-Vermelho, o Andorinhão-Real e o Chasco-Preto. Pois apesar de alguma distância, não deixamos de ver algumas destas aves sobrevoarem as águas do rio.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Foi um prazer ter como companhia estes dois amigos e a Salete (minha esposa), que foi fantástica, pois apesar de ser a primeira caminhada dela, aguentou 16 km a pé, sendo forte e vencendo já algum cansaço demonstrado.

1 comentário:
grande aventura, mas quando planearem a visita ao penedo durão digam, parece ser um local fantastivo para observar aves nacrofagas ;)
boas caminhadas,
Stefy
Enviar um comentário