sábado, 10 de abril de 2010

Caminhada - St.º André das Arribas

Esta postagem vai além fronteiras deste blogue, deixa de ser referente ao Nordeste Transmontano e passa a referir-se à Beira Alta, numa caminhada em Santo André das Arribas em Almofala, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Distrito da Guarda. As Novas tecnologias e comunicações, no que se refere a Internet, permite-nos conhecer e fazer amigos, é o caso de um amigo expert nas caminhadas, depois de ter visto o meu blogue, entrou em contacto comigo pedindo-me algumas informações sobre a zona donde pretendia fazer umas caminhadas, ou seja no Douro Internacional e foi então que decidi, eu e mais minha esposa, acompanha-los numa dessas caminhadas.

Então no dia 03 de Abril, eu e minha esposa saímos de Vila Flor em direcção a Freixo de Espada à Cinta para nos encontrarmos com estes dois amigos. As caminhadas para esse dia, seriam Santo André das Arribas em Almofala no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e a Calçada de Alpajares em Freixo de Espada à Cinta. Decidimos fazer primeiro a caminhada de Santo André das Arribas. Deixa-mos vila de Freixo de Espada à Cinta, em direcção a Barca de Alva, passando a ponte sobre o Douro, entrando de seguida no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Chegamos a Almofala às 10:00 horas da manhã. O ponte de partida foi junto ao chafariz da aldeia, onde logo vimos uma placa a sinalizar o percurso. Com a ajuda de um mapa com a descrição do percurso circular, lá partimos para a aventura. Estando a pensar fazer o percurso mais pequeno de 8 km, acabamos por fazer o maior, uns 16 km. Mal começamos a caminhada começou a chover, mas como fomos para caminhar nem a chuva nos fez parar.

Deixamos a aldeia e subimos até a capela de Santa Barbara, foi ai que a chuva nos deixou. Fizemos um pequeno desvio para visitar a capela de Santo André das Arribas. Capela esta construída em 1909, onde fomos recebidos por dois berrões vetões dos lados da porta da entrada. Não nos impedindo a entrada, lá entramos até ao largo da capela, onde admiramos a mesma e um pombal logo ao lado. Dali tem-se uma vista espectacular sobre o rio Águeda, donde é possível observar o Grifo e outras aves rupícolas, como o Abutre do Egipto, a Águia Real, a Águia de Bonelli, a Cegonha-Preta, o Bufo-Real, a Gralha-de-Bico-Vermelho, o Andorinhão-Real e o Chasco-Preto. Pois apesar de alguma distância, não deixamos de ver algumas destas aves sobrevoarem as águas do rio.

Depois de deixar a capela de Santo André , voltamos próximo da capela de Santa Barbara, onde paramos para consultar o mapa e verificarmos qual o caminho a seguir. Seguimos então a nossa caminhada, passando por detrás de um pinhal, onde voltamos a apanhar chuva, mas logo passou. Fomos a ter à estrada que nos tinha levado a Almofala, seguindo pela estrada, um pouco mais há frente viramos à direita por outro caminho pretendendo passar junto à Torre das Águias (monumento nacional) a três quilómetros de Almofala. Esta torre serviu de atalaia e será o que resta de algum templo romano que através dos séculos sofreu várias modificações e é reaproveitado na Idade Média para torre defensiva. Não passamos propriamente junto à Torre, pois desviamo-nos um pouco da rota, passando por uns lameiros, onde deu para molhar os pés.

Continuamos a caminhada atravessando a estrada que segue para Nave Redonda, até chegarmos à Albufeira de Santa Maria de Aguiar. É um dos melhores locais da Beira Alta para observar aves aquáticas, sendo também de notar ao passarmos em direcção à Ribeira de Aguiar um ninho de cegonha branca no cimo de um freixo.

Depois de passarmos a Ribeira de Aguiar deslocamo-nos novamente até à estrada em direcção a Almofala. Depois de 6 horas e 16 km de caminhada chegamos ao ponto donde tínhamos partido.


Foi uma caminhada super interessante, de grau de dificuldade médio, estando todo itinerário bem sinalizado. Ao longo de toda a caminhada podemos apreciar as belas paisagens de Santo André das Arribas e de Almofala.
Foi um prazer ter como companhia estes dois amigos e a Salete (minha esposa), que foi fantástica, pois apesar de ser a primeira caminhada dela, aguentou 16 km a pé, sendo forte e vencendo já algum cansaço demonstrado.

Eram já 16:30 horas quando saímos de Almofala, o que já não nos permitiu fazer a caminhada na calçada de Alpajares. Mas antes de Chegarmos a Freixo, ainda houve tempo para uma visita ao Penedo Durão, que falarei numa outra postagem.

1 comentário:

Stefy disse...

grande aventura, mas quando planearem a visita ao penedo durão digam, parece ser um local fantastivo para observar aves nacrofagas ;)
boas caminhadas,
Stefy