quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bornes (Concelho de Macedo de Cavaleiros)

No dia 25 de Junho de 2011, o destino, levou-me até à freguesia de Bornes, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, da qual dista 15 quilómetros, estando situada junto à Serra de Monte de Mel, também conhecida como Serra de Bornes.
"O seu orago é Santa Marta, celebrada na freguesia a 29 de Julho. O povoamento do território a que corresponde a actual freguesia de Bornes é bastante remoto e a comprovar esse facto estão vários documentos do século XII.
Por eles se sabe que a origem da povoação estaria na época pré-romana, dada a defesa castreja proporcionada pela serra Monte de Mel. O próprio topónimo da freguesia, “Bornes” é um testemunho da sua antiguidade, uma vez que, segundo alguns autores, é relativo à arqueologia local, referindo-se a “uma pedra que marca o limite de um terreno”.
Como foi apenas de passagem, não deu para descobrir a aldeia, no seu todo. Tive a oportunidade de fazer algumas panorâmicas da aldeia, desde a EN 102, que agora vê ao seu lado o futuro IP2, que dará continuação á ligação desde o IP4 até Celorico da Beira, obras estas já bastante adiantadas. Com a finalidade de fazer uma panorâmica, de um outro ângulo, descobri por mero acaso uma pequena capela, fora da localidade (Capela de S. Roque), donde consegui uma bela panorâmica da aldeia.
De seguida desloquei-me ao interior da aldeia, em direcção à Igreja Matriz, mas parando antes para fotografar uma fonte antiga  localizada ao início da rua. Depois de passar pela Igreja Matriz, volto pra traz, atravessando a EN 102, vindo a par no Largo de St.ª Luzia, onde se encontra a Capela de mesmo nome, sendo o ultimo local a visitar da aldeia. Mas Bornes, é para voltar a visitar, pois ainda há muito para descobrir desta aldeia do Nordeste Transmontano. "Do património cultural edificado da freguesia de Bornes, são de mencionar a Igreja Matriz e as capelas de Nossa Senhora dos Prazeres e S. Caetano. Para além do seu património monumental, Bornes destaca-se também pelo seu património natural. A serra de Bornes domina a paisagem, sendo especialmente rica em termos de fauna e flora; este é também um dos locais mais procurados para a prática de desportos radicais, como por exemplo o parapente. 
Bornes é uma freguesia essencialmente rural, tendo na agricultura o principal meio de subsistência dos seus habitantes, produzindo o trigo, centeio, batatas, castanhas e nozes. No entanto, outras actividades merecem também destaque, como é o caso da pecuária, da serralharia civil, da construção civil e do pequeno comércio que em muito contribuem para o desenvolvimento económico da freguesia."

Para mais informações, visite o site da freguesia de Bornes, em: http://bornes.jfreguesia.com/

Sem comentários: