sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de Corpo de Deus em Vila Flor

Ontem, dia 23 de Junho de 2011,  realizou-se em Vila Flor a Procissão de Dia de Corpo de Deus. A Procissão saio da Igreja Matriz às 18:00 horas, percorrendo as principais ruas da vila, sendo esta marcada pela presença das crianças, que fizeram a 1.ª Comunhão no Domingo (dia 19 de Junho) e por aquelas que irão fazer a Comunhão no próximo ano.
À frente iam os estandartes, a Cruz e as lanternas, seguindo-se as crianças, o pálio, os Bombeiros, e por fim a Banda de Música de Vila Flor e o povo (as pessoas que acompanhavam a Procissão). Depois de se terem percorrido as ruas da vila, a procissão regressou novamente à Igreja Matriz, onde as crianças que fizeram a 1.ª Comunhão, voltaram a fazer junto ao altar, o que tinham feito na Acção de Graças.
Tudo, esteve muito bem organizado,  mas uma das coisas, que me surpreendeu, a mim, bem como a muita gente, foi a ausência das tradicionais passadeiras de flores, como estamos habituados a ver em anos anteriores. Surgiam algumas pétalas de rosas deitadas de algumas das varandas, onde ainda se viam algumas lindas colchas estendidas nas grades, à passagem da Procissão. Bom talvez até exista alguma razão pela inexistência das tradicionais passadeiras nas ruas, será que se deveu ao facto deste ano o Dia de Corpo de Deus ser mais tarde, e já não haver muitas flores, quer do campo, quer dos jardins, ou será que se está mesmo a perder a tradição?!

Sem comentários: