domingo, 6 de março de 2011

Amendoeiras em Flor em Vila Flor (06-03-2011)

Vila Flor, à semelhança de outros concelhos do Nordeste Transmontano, também comemora as Amendoeiras em Flor.
O programa das Amendoeiras em Flor, teve início, no dia 26 de Fevereiro, num concerto musical, com Pedro Barroso. No dia 27, em frente à Câmara Municipal, actuaram o Grupo de Musica Tradicional da ACRVF e o Rancho Folclórico de Freixiel.
Hoje, dia 06 de Março, o programa das Amendoeiras em Flor, continuou, com mais um grupo da terra, já bem conhecido por todos, o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor. Quando cheguei ao largo em Frente à Câmara Municipal, ainda eram poucos os que ali se encontravam, mas depois de o grupo começar a sua actuação, isto às 14:30 horas, o largo começou-se a encher de gente, quer da vila, quer das aldeias, mas também havia muitos turistas, uma vez que nesta altura das amendoeiras em flor, são muitos os que escolhem a região para passear e apreciar a flor da amendoeira.
Notei que no grupo, não estavam presentes alguns elementos que estamos habituados a ver, mas também dei conta que havia algumas caras novas, o que é de felicitar, pois é agradável ver que há pessoas interessadas em contribuir para a conservação das tradições e este tipo de cultura da região.
E como sempre, o grupo, encheu mais uma vez o largo em frente à Câmara Municipal, de alegria e animação, ao som das suas lindas danças e cantigas.
Depois da actuação do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, foi a vez de actuar o Grupo de Concertinas da Lousã, um grupo formado apenas com elementos do sexo masculino.
Este grupo de concertinas, era esperado por muitos que ali se encontravam. Pois em Vila Flor ainda há muitos, que em tempos nas festas e bailaricos dançavam ao som da concertina.
Este grupo, se a memória não me falha era composto por 16 elementos, 14 do quais tocavam concertina, 1 reco reco e um no bombo. Grupo este, em que a maior parte dos elementos, eram de meia idade, havendo apenas quatro jovens, mas com bastante talento nas concertinas.
Foram muitos os que no largo em frente à Câmara deram um pezinho de dança, não esquecendo os elementos do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor, que já estamos habituados a ve-los dançar aquando da actuação de outros grupos.
No decorrer da última musica, alguns elementos do grupo de Vila Flor, juntaram-se a estes e cantaram em conjunto, parecendo uma desgarrada.
No final da actuação do grupo, a Dr.ª Gracinda, Vereadora da Cultura, agradeceu a presença de todos e foi entregue a cada um dos elementos do grupo de concertinas, por parte dos elementos do grupo de Vila Flor, uma garrafinha de azeite, aquilo que Vila Flor tem de melhor, como foi dito pela Dr.ª Gracinda, oferecidas pela Cooperativa Agrícola, sendo assim uma forma de divulgar o Azeite de Vila Flor.
 
E foi assim, que foi marcado mais um fim de semana no decorrer do programa das Amendoeiras em Flor 2011, em Vila Flor.
O programa das Amendoeiras em Flor, em Vila Flor termina no dia 13 de Março, e pode ser consultado clicando Aqui.
Dentro em breve colocarei aqui no blogue dois vídeos, um com a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor e um outro com a actuação do Grupo de Concertinas da Lousã.

Sem comentários: