segunda-feira, 14 de junho de 2010

Monte do “castelo” em Pereiros e Codeçais

Quem passa por Pereiros e Codeçais no Concelho de Carrazeda de Ansiães, dificilmente fica indiferente ao monte que mostram as fotografias, sendo este monte na aldeia de Codeçais, conhecido por "castelo".

Quem se desloca de Carrazeda de Ansiães em direcção a Pereiros e Codeçais, antes de chegar a Pereiros, encara logo de frente com este monte, composto por grandes monstros em granito, pois em toda essa zona envolvente, é predominante o granito, ai a justificação para a maioria das habitações, principalmente as mais antigas serem construidas em granito. Além destes monstros de granito existem giestas negrais ou maias, havendo também alguns pinheiros, mas poucos. Visto desde Codeçais, tem uma configuração um pouco diferente, sendo a subida a este monte mais acentuada, e desde a aldeia até bem perto do cimo do monte, existem terrenos agrícolas, mas os monstros em granito e alguns pinheiros continuam a persistir, bem como algumas cartinceiras e sobreiros.

Agora o porquê o nome de “castelo” dado a este monte pelas pessoas de Codeçais!? Na aldeia, falam de ali terem existindo Mouros. Será que existiu ali algum fortificado!? Bom que seria um bom lugar para tal, lá isso não há duvida, pois é bastante alto, conseguindo até mesmo ver-se doutros concelhos, o que facilitaria a observação de possíveis atacantes ao fortificado e defesa do mesmo. Também contam os mais antigos que ali existiria um buraco que daria passagem até à Sobreira do outro lado do Rio Tua. Histórias como esta estamos habituados a ouvir de vários locais, desde o aspecto mítico, histórico e até mesmo religioso, agora se é verdade ou não, fica a dúvida.

Bom nunca tive a oportunidade de explorar este monte, embora vontade não me falte. Espero um dia faze-lo e tentar descobrir algo, até lá, ficam aqui estas fotos do mesmo visto em diferentes perspectivas.

3 comentários:

Dulce disse...

Muitos parabens pelo excelente blog onde muito do nosso pais podemos aprender, um blog a seguir.

carlos santos disse...

a subida ao castelo pelo lado de Codeçais é muito complicada e até um pouco perigosa.Eu fiz a subida com o meu filho á pouco tempo e demoramos praticamente 3 horas e ficamos com o corpo cheio de arranhões.quando quiseres lá ir vai pelos Pereiros que é melhor e se eu estiver por lá posso fazer-te companhia.

Anónimo disse...

olá seu jorge!lol.embora nunca tenha feito algum comentário,vejo muitas vezes o seu cantinho.os meus parabéns.eu faço parte do grupo de reis de freixiel.se puder no dia 27 apareça por cá,a aldeia vai ter um dia em cheio.feira de artesanato...missa ás 11da mnhã transmitida na tvi e à tarde um festival de folclore,vai ser lindo!!!continuação de boas aventuras
fátima f.rosinha

freixiel,20/06/2010