quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Passeio por Samões

Largo da Lameira
Ontem, depois de um dia de trabalho, para aliviar o stress e como também estava um final de dia radioso, com umas cores fantasticas que o por do sol proporcionava por entre algumas nuvens, resolvi dar um passeio até Samões e aproveitar para fazer algumas fotografias.
Pois Samões é das freguesias mais proximas de Vila Flor, aliás já praticamente ligada à vila.
 Cruzeiro
A primeira paragem foi no Largo da Lameira, pois o por do sol, estava fascinante por detraz daquele largo, o que não pude resistir a um clic. Este largo de grandes dimensões, sobre o comprido, tem uma fonte em cima (Fonte da Lameira), há bancos de jardim e algumas árvores, tém também diversões (carrocel) para as crianças.Largo da Lameira

Igreja Matriz

Depois desloqueime até ao Cruzeiro, que é de uma beleza extraordinária, onde a cruz com Cristo, está por baixo de uma cobertura em madeira e telha suportada por quatro colunas em granito, na base tem uma grade em ferro à sua volta, na qual se encontra uma caixinha em metal para se colocarem as esmolas, dos lados há ainda duas lanternas para alumiar e o espaço envolvente tem um lindo jardim. De seguida subi mais acima para fazer uma visita à Igreja Matriz, donde estavam a sair populares depois de mais uma missa, é uma Igreja Barroca com altar do século XVIII e um cadeiral do século XVII, onde sobre a porta principal sobressai a cruz de Malta.
Fonte da Lameira
Como, já se estava a fazer tarde, não deu para fazer uma visita mais detalhada pela aldeia, ficando assim para outro dia, pois vale a pena pelo seu rico património arquitectónico.

1 comentário:

Unknown disse...

è bom ber que alguém acha a nossa aldeia bonita!
Obrigada pelas fotografias da minha aldeia!