terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Candeia de petróleo (iluminação antes de chegar a electricidade)

Ainda sou do tempo em que se usavam as candeias de petróleo, pouco, mas ainda se usavam. Nas aldeias, antes da electricidade ter chegado às casas, eram as candeias que as iluminavam. À luz da candeia, faziam-se as lidas da casa, comia-se à mesa, fazia-se na meia, até a desfolhada do milho, se fazia à noite nas eiras ou nos palheiros à luz da candeia, pois podia citar aqui muitos exemplos da serventia das candeias, ah até os meninos estudavam à noite à luz da candeia. Além das candeias de petróleo, havia também as candeias de azeite e mais tarde os candeeiros de petróleo, que também passarei a colocar aqui no blogue. Pois para os mais velhos não é novidade, mas para os mais novos é concerteza.
A parte debaixo da candeia é um depósito onde levava o petróleo, no bico metia-se uma torcida de algodão onde se chegava o fogo, formando-se então uma pequena chama, passando assim a alumiar as habitações daqueles tempos.

Fotografia: Candeia de petróleo com mais de um século, captada na aldeia de Codeçais no concelho de Carrazeda de Ansiães.

1 comentário:

Fernando Silva disse...

Jorge. São requintes de outrora dos quais a saudade sentida me traz um sabor agridoce. A recordação destes utensílios traz-me à memória as dificuldades sentidas. Os tempos passam mas a saudade fica. Quantas e quantas vezes tive que estudar à luz da candeia. A esta distância honra-me a precariedade de outrora envolta num sentimento de pureza. Quem me dera poder contar com essa candeia acesa nos momentos mais recônditos. Obrigado por nos fazeres recordar.