sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Charrua de ferro utilizada na agricultura

Esta imagem de duas charruas, foi captada na aldeia de Roios, no concelho de Vila Flor.
"A charrua é semelhante ao arado, mas rasga mais profundamente a terra e é mais durável, já que usa-se o ferro na sua construção; geralmente, essa relha de ferro é puxada por animais.
Esse sistema foi desenvolvido durante a Idade Média Central, e era considerado um dos avanços tecnológicos daquela época. Sua adopção proporcionou um aumento na produção, e dessa forma gerou um excedente de alimentos, já que antes era praticada a agricultura de subsistência. Mais tarde, esse entre outros avanços tecnológicos ajudaram no retorno da prática do comércio devido à sobra de produtos."

Nas aldeias do Nordeste Transmontano, ainda se utilizam as charruas de ferro. Embora com a introdução da maquinaria na agricultura, mais propriamente os tractores, que hoje em dia fazem quase tudo na lavoura, ainda há aqueles que recorrem às charruas de ferro puxadas por animais (cavalo, macho, burro) para lavrar e fazer os sulcos na terra, pois há quem goste de fazer este tipo de trabalho na agricultura de modo tradicional, ou então por haver pequenas propriedades onde os tractores não podem ir.

Sem comentários: