sexta-feira, 9 de julho de 2010

Malhadeira dos Pereiros

Uma vez que estamos em tempo de ceifeiras, fica aqui a imagem de uma das máquinas, que em tempos era usada para malhar o “pão” – à Malhadeira. Ainda me lembro bem em meus tempos de menino, de ver uma malhadeira na antiga Eira de Sampaio a malhar o pão. Esta máquina, fazia muito barulho com grandes correias a circular. O “pão” ainda com espiga, entrava por cima e depois saía por um lado o grão para sacos de serapilheira e pelo outro lado saia a palha.

Esta máquina veio substituir o mangual, instrumento que em tempos mais antigos servia para malhar o “pão”, contudo a malhadeira foi substituída pelas ceifeira/cegadeira, uma outra máquina de maior porte, que se desloca por caminhos, até aos campos com cereal, afim de ceifar o pão, malhar e separar a palha, sendo depois enfardada pela enfardadeira atreladas a um tractor.

A malhadeira da imagem encontra-se em Pereiros, no Concelho de Carrazeda de Ansiães. Ali se encontra há bastante tempo, pena é que esteja ali esquecida a degradar-se com o tempo. Digo eu: “Será que não poderia ser aproveitada para um museu, para mais tarde serem recordados os tempos em que se malhava o pão com estas máquinas?!”

3 comentários:

Sandra Rocha disse...

Ia jurar que era a malhadeira que fotografei ao ir para a Quinta Branca no meu concelho é exactamente igual :)
bom fds.
beijos

JORGE DELFIM disse...

Olá Sandra!
Já vi algumas além desta noutros locais e são muito parcidas, mesmo em relação à cor a maior parte são nesta cor.
Mas o que é pena estarem assim ao abandono.
Bom fds tb pra ti

Beijokas

Jorge Delfim

Anónimo disse...

OLÁ JORGE!
QUANTAS VEZES FUI PARA AS MALHADAS COM O MEU PAI,ATÉ ANDÁVA-MOS À TORNA-AJUDA...
ERA UM TRABALHO MUITO DURO E POEIRENTO,EU NÃO GOSTAVA MUITO...
BOM FIM DE SEMANA.
CUMPRIMENTOS
FÁTIMA F. ROSINHA
FREIXIEL,10 JULHO