segunda-feira, 28 de junho de 2010

Freixiel - 1.º Festival de Folclore (1)

No dia 27 de Junho, realizou-se em Freixiel a IV Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais. Além da Feira realizou-se ainda o 1.º Festival de Folclore, onde actuaram além do Rancho Folclórico de Freixiel outros três ranchos. A abertura da Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais, daria-se pelas 10 horas da manhã e o Festival estava marcado para as 16:00 horas.

De manhã por motivos pessoais, não me foi possível estar presente, mas consegui acompanhar alguns momentos em Freixiel, através do canal de televisão TVI, que passou em directo a Eucaristia a partir de Freixiel, onde no final actuou o Rancho Folclórico de Freixiel. Eram já 16:20 Horas, quando sai de casa, pensando eu, que iria chegar atrasado ao Festival de Folclore. Bom cheguei então a Freixiel, eram já 16:45 horas, dirigi-me então até ao Pelourinho, onde se iria realizar o Festival. Bom quando lá cheguei, verifiquei que ainda não tinham começado a actuar, ficando assim mais animado.

O rancho a abrir o Festival, foi o rancho da casa – Rancho Folclórico de Freixiel, que alegrou e animou com as suas danças e cantares, já bem conhecidas pelas pessoas da aldeia e concelho. Depois foi a vez do 2.º Grupo actuar o Grupo Folclórico de Veiros do concelho de Estarreja, que mostrou muito bem que sabem dançar e cantar, não deixando eu, de adquirir um CD do Grupo.

Depois foi a vez do Rancho Folclórico Porto D'Ave - Taíde, concelho de Póvoa de Lanhoso, que dançaram e cantaram com toda a energia, mas que foram interrompidos por uma grande chuvada, tendo que fazer uma pausa cerca de 20 minutos. Depois de parar de chover e enquanto não voltaram ao palco ainda tive tempo para visitar a parte Feira, onde apreciei o artesanato e alguns produtos regionais.

Depois de mais umas danças por parte deste grupo, para terminar o Festival subiu ao palco o Rancho Folclórico de S. Pedro de Avioso, concelho Maia. Dançaram e cantaram bastante bem, onde se viam as saias das mulheres fazerem roda devido a todos aqueles movimentos folclóricos. A uma das ultimas danças deste grupo, juntaram-se alguns elementos do Rancho de Freixiel para um pezinho de dança.

E foi assim com este Grupo que terminou o 1.º Festival de Folclore realizado em Freixiel no concelho de Vila Flor, Festival este organizado pelo Rancho Folclórico de Freixiel e apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, estando todos de parabéns.
Esperamos que o Festival seja para repetir nos próximos anos, pois assim não morrerão as tradições.
Para já deixo aqui uma fotografia de cada um dos grupos mas assim que tiver oportunidade colocarei mais fotografias e vídeos com as actuações dos Ranchos.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá sr.jorge.muito feliz me deixaram os seus comentários, sobre os acontecimentos da minha aldeia.o meu muito muito bem haja.tudo de bom na sua vida.
eu faço parte do grupo de reis(como já lhe disse) e do coro da minha igreja.parabéns pelo seu trabalho.
fátima rosinha
freixiel,28/06/2010

JORGE DELFIM disse...

Muito obrigado pelos elogios Dona Fátima. Tive pena de não estar com a senhora em Freixiel. Espero um dia falar pessoalmente com a Dona Fátima. Assim que tiver um bocadinho de disponibilidade colocarei mais fotos e irei colocar também um vídeo com a actuação de cada Rancho Folclórico.

Um beijinho para a Dona Fátima.

Jorge Delfim