quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vila Flor - Desfile de Carnaval 2012 (3/3) VÍDEO


Devido a problemas técnicos não foi possível publicar a filmagem que fiz do desfile de Carnaval em Vila Flor, no dia 17 de fevereiro, mas deixo aqui o vídeo da LocalVisão TV.
E com este vídeo termina aqui a reportagem do desfile de Carnaval em Vila Flor.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vila Flor - Desfile de Carnaval 2012 (2/3)










Estas e outras fotografias do desfile de Carnaval em Vila Flor, podem ser vistas no álbum "CARNAVAL EM VILA FLOR 2012" na Página "O Cantinho do Jorge - À Procura do Nordeste Transmontano", criada no facebook e ai podem ser vistas todas as fotos, independentemente de ter facebook ou não.
Para aceder à página do blogue no facebook, vá ao cimo da barra direita do blogue, e clique na imagem que esta por baixo de: "Visite a página do blogue no facebook", DEPOIS CLIQUE EM FOTOS E NO ÁLBUM “CARNAVAL EM VILA FLOR 2012).

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vila Flor - Desfile de Carnaval 2012 (1/3)

No dia 17 de fevereiro de 2012, realizou-se em Vila Flor, como é habitual todos os anos o desfile de Carnaval pelas crianças do Pre-Escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do concelho.
O desfile foi organizado pelo Agrupamento de Escolas, Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia, onde não faltou bastante animação, alegria e folia.
A concentração de todas as escolas, deu-se junto à antiga Escola Preparatória, tendo inicio o desfile às 14:30 horas, sendo a Escola de Música Zécthoven a responsável pela animação musical.

Este ano o percurso foi mais curto, devido às obras na Av.ª Marechal Carmona, chegando o cortejo à Câmara Municipal, descendo a Rua dos Bombeiros, em direcção à Praça da Republica, passando pela Igreja Matriz, em direção ao Largo do Rocio, voltando de seguida à Escola Preparatória, vindo a terminar em frente à Câmara Municipal com a queima do entrudo.

Todos os participantes, organização e associações que contribuiram para a realização do desfile, estão de parabéns por levar a cabo este evento, mantendo assim viva a tradição do Carnaval.


Em breve outras fotos estarão disponíveis.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Escolas do Nordeste Transmontano saem à rua para desfile de Carnaval

Como estamos na época de Carnaval, uma vez mais as ruas de muitas vilas e cidades do Nordeste Transmontano, vão-se encher de alegria e folia, com os desfiles de Carnaval levados acabo pelas Escolas, Municípios e Associações, sendo de louvar esta iniciativa, revivendo e mantendo assim a tradição desta época carnavalesca.
Em muitas vilas, são as crianças das escolas (Pré-Escolar; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo), que mantêm viva a tradição ao desfilarem pelas ruas, com trajes feitos pelos Alunos com a ajuda de Professores, Funcionários e Encarregados de Educação. A realização dos desfiles, não seria possível, sem a colaboração de toda a Comunidade Educativa, Municípios, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, entre outras Associações. 
Amanhã (17 de fevereiro), vai ser o dia de muitas escolas saírem à rua para mais um desfile de Carnaval, onde não vai faltar alegria e folia.
.
Fotografias: Imagens captadas no decorrer do desfile de Carnaval das Escolas de Torre de Moncorvo, pelas ruas da vila no ano de 2011.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Podence - Entrudo Chocalheiro 2012 (Programa)

 
Entrudo Chocalheiro - Tradição Ancestral - de 19 a 21 de fevereiro de 2012, em Podence no concelho de Macedo de Cavalheiros.
"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros."

Para mais informações dos "Caretos de Podence", clique aqui .


Para aumentar a imagem, click no botão direito do rato e "abrir hiperligação"

Alfândega da Fé - Desfile de Carnaval 2012 (Programa)

Para aumentar a imagem, click no botão direito do rato e "abrir hiperligação"

Torre de Moncorvo - Amendoeiras em Flor 2012 (Programa)

Para aumentar a imagem, click no botão direito do rato e "abrir hiperligação"

Há semelhança de outros concelhos do Nordeste Transmontano, Torre de Moncorvo conta também com o programa das Amendoeiras em Flor, de 25 de fevereiro a 11 de março, sendo esta festa das  amendoeiras um ponto marcante neste concelho do Nordeste Transmontano.

Vila Flor - Amendoeiras em Flor 2012 (Programa)

Para aumentar a imagem, click com o botão direito do rato em abrir hiperligação

De 25 de Fevereiro a 11 de Março de 2012, fazem parte da programação das Amendoeiras em Flor, para além da habitual mostra de produtos na Avenida Marechal Carmona: Fados de Coimbra, Tuna do IPB, The Happy Mess, animação na Vila pelos Gigantones de Valtorno, Rancho Folclórico de Freixiel, Grupo de danças e Cantares de Vila Flor, Grupo de Música da ACRVF, Escolas de Música e Banda de Música da ACRVF.

Freixo de Espada à Cinta - Amendoeiras em Flor 2012 (Programa)

Para aumentar a imagem, click com o botão direito do rato em abrir hiperligação

Dentro do programa das Amendoeiras em Flor, Freixo de Espada à Cinta, conta com a Feira do Lavrador (Jardim Municipal) e Feira dos Gostos e Saberes (nave de exposições do Auditório Municipal) sendo dois certames de relevância onde os visitantes e turistas poderem adquirir produtos regionais.

Mogadouro - Amendoeiras em Flor 2012 (Programa)

Click na imagem para aumentar

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Desfile de Carnaval das Associações do Concelho de Carrazeda de Ansiães 2012 (Programa)

Click na imagem para aumentar

O desfile de Carnaval das Associações do Concelho de Carrazeda de Ansiães, terá lugar no dia 21 de Fevereiro de 2012, pelas 15:00 horas.
Todos os participantes concentrar-se-ão junto do Mercado Municipal pelas 14:30 horas para de seguida dar inicío ao Cortejo que será feito a pé ou em carros alegóricos pelas ruas da vila.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Crepúsculo - Ao cair da noite (2)


Hoje (5 de fevereiro de 2012) ao cair da noite, o céu em Vila Flor, apresentava-se com estas tonalidades, depois de um dia bastante frio, onde o vento marcou presença.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Rústico no Felgar (Concelho de Torre de Moncorvo)


Algumas abandonadas, outras ainda habitadas, são algumas das casas em granito e xisto que encontramos em muitas aldeias do Nordeste Transmontano, sendo exemplo disso estas duas imagens captadas na aldeia do Felgar no concelho de Torre de Moncorvo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Crepúsculo - Ao cair da noite (1)

Estas são algumas das imagens que tenho captado nos últimos dias ao cair da noite, com o céu a apresentar estas tonalidades laranjas e vermelhas.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vila Flor - Sr.ª Lapa em noite de céu estrelado

Não foi o frio destas noites de Inverno, que me impediu de subir à Senhora da Lapa em Vila Flor, e fotografar algumas das capelinhas em noite de céu estrelado.

Pereiros de Ansiães - Fonte da Rua

No centro da aldeia de Pereiros no concelho de Carrazeda de Ansiães, mais propriamente no Largo da Fonte, localiza-se a Fonte da Rua, sendo esta uma fonte de mergulho, porque nela se mergulhava os cântaros para os encher de água. Esta fonte toda ela em granito, com um arco redondo, encontra-se fechada com uma porta em ferro. Noutros tempos era conhecida como Fonte do Poço, uma vez que a água ia para um poço, sendo utilizada para regadio, mas que acabou por ser soterrado. A partir dai deixou então de se chamar Fonte do Poço e passou a chamar-se Fonte da Rua.