quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bornes (Concelho de Macedo de Cavaleiros)

No dia 25 de Junho de 2011, o destino, levou-me até à freguesia de Bornes, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, da qual dista 15 quilómetros, estando situada junto à Serra de Monte de Mel, também conhecida como Serra de Bornes.
"O seu orago é Santa Marta, celebrada na freguesia a 29 de Julho. O povoamento do território a que corresponde a actual freguesia de Bornes é bastante remoto e a comprovar esse facto estão vários documentos do século XII.
Por eles se sabe que a origem da povoação estaria na época pré-romana, dada a defesa castreja proporcionada pela serra Monte de Mel. O próprio topónimo da freguesia, “Bornes” é um testemunho da sua antiguidade, uma vez que, segundo alguns autores, é relativo à arqueologia local, referindo-se a “uma pedra que marca o limite de um terreno”.
Como foi apenas de passagem, não deu para descobrir a aldeia, no seu todo. Tive a oportunidade de fazer algumas panorâmicas da aldeia, desde a EN 102, que agora vê ao seu lado o futuro IP2, que dará continuação á ligação desde o IP4 até Celorico da Beira, obras estas já bastante adiantadas. Com a finalidade de fazer uma panorâmica, de um outro ângulo, descobri por mero acaso uma pequena capela, fora da localidade (Capela de S. Roque), donde consegui uma bela panorâmica da aldeia.
De seguida desloquei-me ao interior da aldeia, em direcção à Igreja Matriz, mas parando antes para fotografar uma fonte antiga  localizada ao início da rua. Depois de passar pela Igreja Matriz, volto pra traz, atravessando a EN 102, vindo a par no Largo de St.ª Luzia, onde se encontra a Capela de mesmo nome, sendo o ultimo local a visitar da aldeia. Mas Bornes, é para voltar a visitar, pois ainda há muito para descobrir desta aldeia do Nordeste Transmontano. "Do património cultural edificado da freguesia de Bornes, são de mencionar a Igreja Matriz e as capelas de Nossa Senhora dos Prazeres e S. Caetano. Para além do seu património monumental, Bornes destaca-se também pelo seu património natural. A serra de Bornes domina a paisagem, sendo especialmente rica em termos de fauna e flora; este é também um dos locais mais procurados para a prática de desportos radicais, como por exemplo o parapente. 
Bornes é uma freguesia essencialmente rural, tendo na agricultura o principal meio de subsistência dos seus habitantes, produzindo o trigo, centeio, batatas, castanhas e nozes. No entanto, outras actividades merecem também destaque, como é o caso da pecuária, da serralharia civil, da construção civil e do pequeno comércio que em muito contribuem para o desenvolvimento económico da freguesia."

Para mais informações, visite o site da freguesia de Bornes, em: http://bornes.jfreguesia.com/

quarta-feira, 29 de junho de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ansiães na Idade Média (No Castelo de Ansiães)

Afim de complementar a postagem anterior "Ansiães na Idade Média (Zona envolvente do Pelourinho)", ficam aqui algumas imagens captadas no Castelo de Ansiães, na tarde do dia 26 de Junho.
Quando cheguei ao Castelo, poucas eram as pessoas, que ali se encontravam para assistir, mas ao início do espectáculo já eram muitos os que ali se concentraram, junto à porta do Castelo.
Às 18:00 horas, deu-se então a concentração das tropas reais sob o comando de Vasco Pires de Sampaio para repor a ordem, seguindo-se o Assédio ao Castelo pela hoste de Vasco de Sampaio para desalojar os trabalhadores entrincheirados no castelo.
 A seguir, já dentro das Muralhas, no terreiro do Castelo, deu-se início a um torneio de armas a cavalo, terminando com o Apaziguamento dos trabalhadores e regresso ao povoado para os festejos.
Estes momentos vividos no Castelo, foram os momentos altos do dia, onde todos os que assistiram vibraram com todo o espectáculo.
Por motivos pessoais, não pude ficar para à noite, mas Carrazeda, continuava assim a viver na Idade Média, com o Juízo de Deus; Actuação musical das três culturas (Cristã, Mocárabes, Judia e Moura Sarracena), estando programado o encerramento dos festejos para as 23:00 horas.



Em breve, estará disponível, aqui no blogue, um vídeo, com alguns momentos, vividos durante a tarde do dia 26 (Domingo), na Zona envolvente do Pelourinho de Carrazeda de Ansiães e No Castelo de Ansiães.

Todo a Organização, participantes/figurantes e todos que contribuíram para a realização deste evento, estão de parabéns, por fazerem reviver, Carrazeda de Ansiães e o Nordeste Transmontano na Idade Média.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ansiães na Idade Média (Zona envolvente do Pelourinho)

Carrazeda de Ansiães, este Fim de Semana (25 e 26 de Junho), regressou à Idade Média. O programa, teve início dia 25 à tarde, na Zona envolvente do Pelourinho de Carrazeda de Ansiães: Abertura com arruada e cortejo pelo Burgo; Danças e folias; Torneio de armas; saltibancos; comeres e beberes nas tabernas do burgo.
A noite continuou, com:  Mostra de armas pela Milícia de St.ª Maria; Danças sarracenas e encantamento de serpentes; terminando com Espectáculo de malabares de fogo sobre a lenda de Ansiães.
No Domingo, dia 26, continuou-se a viver na Idade Média, já no Castelo de Ansiães, com uma Missa Campal em Latim; Canto Gregoriano / Medievus Chorus.
À tarde, já na Zona envolvente do Pelourinho, deu-se a Arruada pelo burgo e abertura da feira; Animação circense da feira; Toque a rebate e anúncio da revolta dos trabalhadores na reconstrução do Castelo.
Depois dali, seguiu-se para o Castelo de Ansiães, tendo a Câmara Municipal, disponibilizado um autocarro, para transportar as pessoas até ao Castelo.
Quando cheguei ao Castelo, poucas eram as pessoas, que ali se encontravam para assistir, mas ao início do espectáculo já eram muitos os que ali se tinham concentrado, junto à porta do Castelo. 
Estas imagens, retratam alguns dos momentos, vividos na tarde do dia 26, na Zona envolvente do Pelourinho de Carrazeda de Ansiães.

Em breve estarão disponíveis, aqui no blogue imagens de alguns momentos vividos no Castelo.

domingo, 26 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de Corpo de Deus em Vila Flor

Ontem, dia 23 de Junho de 2011,  realizou-se em Vila Flor a Procissão de Dia de Corpo de Deus. A Procissão saio da Igreja Matriz às 18:00 horas, percorrendo as principais ruas da vila, sendo esta marcada pela presença das crianças, que fizeram a 1.ª Comunhão no Domingo (dia 19 de Junho) e por aquelas que irão fazer a Comunhão no próximo ano.
À frente iam os estandartes, a Cruz e as lanternas, seguindo-se as crianças, o pálio, os Bombeiros, e por fim a Banda de Música de Vila Flor e o povo (as pessoas que acompanhavam a Procissão). Depois de se terem percorrido as ruas da vila, a procissão regressou novamente à Igreja Matriz, onde as crianças que fizeram a 1.ª Comunhão, voltaram a fazer junto ao altar, o que tinham feito na Acção de Graças.
Tudo, esteve muito bem organizado,  mas uma das coisas, que me surpreendeu, a mim, bem como a muita gente, foi a ausência das tradicionais passadeiras de flores, como estamos habituados a ver em anos anteriores. Surgiam algumas pétalas de rosas deitadas de algumas das varandas, onde ainda se viam algumas lindas colchas estendidas nas grades, à passagem da Procissão. Bom talvez até exista alguma razão pela inexistência das tradicionais passadeiras nas ruas, será que se deveu ao facto deste ano o Dia de Corpo de Deus ser mais tarde, e já não haver muitas flores, quer do campo, quer dos jardins, ou será que se está mesmo a perder a tradição?!

Ansiães na Idade Média (25 e 26 de Junho) Programa

Este Fim de Semana, Carrazeda de Ansiães, vai regressar à Idade Média. 
Click na imagem para visualizar o programa em tamanho maior.