sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obras de construção da barragem da foz do rio Tua começaram hoje - Colocada a Primeira Pedra (18-02-2011)


A RTP, hoje dia 18-02-2011 às 08:34:47 horas lançava a seguinte notícia:
. 
"Começam hoje as obras de construção da barragem da foz do rio Tua. A primeira pedra será colocada pela EDP ás 11 e meia da manhã na presença do Governo e dos autarcas da região. É um investimento calculado em 305 milhões de euros. O projecto deverá contribuir para a criação de 4 mil postos de trabalho ao longos dos próximos cinco anos. A EDP irá também gastar 10 milhões de euros no financiamento de vários projectos de transportes alternativos à linha do Tua que irá ficar submersa. A barragem da foz do rio Tua deverá começar a produzir energia em 2015."

Notícia lançada no Jornal 2 (18-02-2011 às 22:00:44 horas): "Colocada a primeira pedra da barragem da Foz do Tua"

"Foi colocada a primeira pedra da barragem da Foz do Tua. A obra vai criar mil empregos diretos, mas obriga também à desativação da linha ferroviária entre a barragem e a estação de Brunheda. ."
.
Foi colocada a primeira pedra da Barragem de Foz Tua, obra que irá deixar submersos 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua, tendo havido contestação pela população local e  ambientalistas:

Quercus, reagiu emitindo um comunicado, sublinhando que a obra simboliza "a morte do Turismo do Tua, da biodiversidade do Vale, do Desenvolvimento Sustentável, do Património Humano, Cultural e Arquitectónico e da Linha do Tua com mais de 123 anos de História".
.
Partido Ecologista Os Verdes (PEV),  ao início da obra, reagia afirmando que "não é com uma pedra que vão enterrar o vale e a linha do Tua"». O partido promete continuar "a lutar" contra o empreendimento e lembra, em comunicado, que "Foz Côa não se construiu e, no entanto, parte do paredão da barragem já estava erguido".

Poderá ver algumas dessas reacções clicando em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12188

3 comentários:

mario carvalho disse...

Divulguem por favor e compareçam todos os que puderem

CACHÃO DIA 28 DE FEVEREIRO (SEGUNDA FEIRA) PELAS 18H00

nas instalações do antigo infantário

Apoiando a petição a favor da manutenção de Trás os Montes e da preservação da linha do Tua

Esta petição foi criada pelo Grupo de Cidadãos com origem em Codeçais, obteve aerca de 5 mil assinaturas e vai ser discutida na ASSEMBLEIA DA REPUBLICA.

é mais uma forma de mostrarmos ao país e ao mundo que existimos ..e. embora nos queiram extinguir não será tão fácil como pensam..


GRANDE ABRAÇO JORGE

parabéns pela coragem e pelo optimo trabalho

mario

catrino disse...

Será possivel que este meu povo não perceba estes politicos, o dinheiro do povo não vale nada, não tem não come.
A culpa é de quem construiu a linha de caminho de ferro.
A linha sabe nadar).por isso vamos contruir barragem.
gravuras não sabiam nadar perdemos milhões. OK?

Anónimo disse...

Podiam ter-me colocado uma pedra no coração, também. Ao menos deixava de sentir esta revolta por ver que é uma luta perdida.

Ou melhor, podiam aproveitar e cimentar também o senhor Primeiro-Ministro. O país agradecia.

É difícil, mas tentem encontrar o livros "Pelos Trilhos de Portugal" e vejam a realidade de um país que qualquer dia, como alguém disse, de tanto despovoar o interior, ainda vai cair ao mar.

Cmps,
Isabel Gonçalves