sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora do Castelo em Urros (Concelho de Torre de Moncorvo) (1)

No dia 12 de Fevereiro,  fiz um passeio fotográfico por algumas aldeias do concelho de Torre de Moncorvo, sendo uma delas a aldeia de Urros. Depois de fazer algumas fotografias no interior da aldeia, desloquei-me à ermida de Santo Apolinário, partindo de seguida para a Senhora do Castelo, também conhecida por Nossa Senhora dos Prazeres, cuja romaria decorre na Pascoela. Para chegar ao alto do monte, onde se encontra a capelinha da Senhora do Castelo, subi o caminho, em terra batida, por entre amendoeiras e vinhas, o que não é muito apropriado para um carro ligeiro, mas devagar e com cuidado lá subi, parando mesmo junto à capela. A capela não é muito grande, mas é de um design interessante. Esta tem uma cruz junto ao telhado e uma outra por cima da porta, nas paredes laterais encontram-se duas pequenas janelas, mas não é possível ver-se o interior da mesma.


Mas para além do aspecto religioso, o lugar da Senhora do Castelo é também um Miradouro Natural, com vista para o Rio Douro e para a Serra da Marofa. Ali, já foram feitas duas prospecções arqueológicas, onde foram encontrados materiais da época pré-romana, vestígios de castro fortificado e ocupação desde o período do calcolítico até à época medieval.
De facto é um lugar maravilhoso, onde se pode respirar fundo, aliviando o stress do dia a dia, espalhando a vista ao encontro do Rio Douro, de serras e montes, o que não é de estranhar, pois aqui, é Trás-Os-Montes.


Numa próxima postagem falarei deste passeio fotográfico e das aldeias por onde passei nesse dia, inclusive a aldeia de Urros.

Sem comentários: