No dia 12 de Fevereiro, fiz um passeio fotográfico por algumas aldeias do concelho de Torre de Moncorvo, sendo uma delas a aldeia de Urros. Depois de fazer algumas fotografias no interior da aldeia, desloquei-me à ermida de Santo Apolinário, partindo de seguida para a Senhora do Castelo, também conhecida por Nossa Senhora dos Prazeres, cuja romaria decorre na Pascoela. Para chegar ao alto do monte, onde se encontra a capelinha da Senhora do Castelo, subi o caminho, em terra batida, por entre amendoeiras e vinhas, o que não é muito apropriado para um carro ligeiro, mas devagar e com cuidado lá subi, parando mesmo junto à capela. A capela não é muito grande, mas é de um design interessante. Esta tem uma cruz junto ao telhado e uma outra por cima da porta, nas paredes laterais encontram-se duas pequenas janelas, mas não é possível ver-se o interior da mesma.
Mas para além do aspecto religioso, o lugar da Senhora do Castelo é também um Miradouro Natural, com vista para o Rio Douro e para a Serra da Marofa. Ali, já foram feitas duas prospecções arqueológicas, onde foram encontrados materiais da época pré-romana, vestígios de castro fortificado e ocupação desde o período do calcolítico até à época medieval.
De facto é um lugar maravilhoso, onde se pode respirar fundo, aliviando o stress do dia a dia, espalhando a vista ao encontro do Rio Douro, de serras e montes, o que não é de estranhar, pois aqui, é Trás-Os-Montes.
Numa próxima postagem falarei deste passeio fotográfico e das aldeias por onde passei nesse dia, inclusive a aldeia de Urros.
Numa próxima postagem falarei deste passeio fotográfico e das aldeias por onde passei nesse dia, inclusive a aldeia de Urros.
Sem comentários:
Enviar um comentário