quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Moinhos de Água no Vilarinho da Castanheira

No dia 27 de Novembro de 2010, depois de  visitar  a Anta ou Pala da Moura, decidi também visitar os Moinhos de Água, que ficam relativamente perto desta. Os Moinhos de Água, bem como a Pala da Mouro, ficam localizados na Freguesia do Vilarinho da Castanheira no concelho de Carrazeda de Ansiães com acesso através da EN 324, entre o Vilarinho da Castanheira e Cabeça de Mouro.
Na berma da estrada encontra-se uma placa em granito indicando a sua localização por um caminho em terra batida, depois de alguns metros da estrada esse caminho divide-se em dois, havendo sinalização a indicar para a esquerda a Pala da Moura e para a direita os Moinhos de Água. Tendo seguido o caminho da esquerda, visitei primeiro a Anta e depois visitei então os moinhos de água, juntos ao ribeiro. 
Para percebermos o que é um moinho de água, podemos seguir a definição dada na   Wikipédia, a enciclopédia livre : "Um moinho de água, ou azenha, é um tipo de moinho movido pela água que permite moer grãos, gerar electricidade, irrigar grandes áreas e drenar terrenos alagados a partir da força da água. Esta é a estrutura mais antiga conhecida de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros. Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover rodízios de madeira que estão ligados a uma mó (pedra granítica redonda muito pesada). Esta, mói o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha."
O local onde se encontram estes moinhos, noutros tempos, era dominado por “zona industrial”, pelo facto de existirem nesse mesmo local muitos moinhos de água e haver muito movimento, principalmente na altura das ceifas do trigo, aveia, centeio e milho, transportando-se para os moinhos o grão para ser moído e depois o transporte da farinha até casa.
Com o surgir das moagens industriais, estes moinhos começaram a deixar de ser utilizados, até que acabaram por ficar abandonados sem a sua principal utilidade, que era moer o grão, transformando-o em farinha.
Muitos destes moinhos acabaram mesmo por cair, ficando apenas as ruínas. Mas Vilarinho da Castanheira, está de parabéns, por ter recuperado alguns dos moinhos de água, que noutros tempos tão importantes e úteis, foram para a própria localidade, e todo o concelho de Carrazeda de Ansiães, bem como  para outros concelhos vizinhos.
Pois eu, ao chegar junto dos moinhos, fiquei surpreendido, pelo facto de se encontrarem recuperados e o espaço envolvente estar aproveitado como parque de merendas, o que é muito bom, pois assim, a geração mais nova poderá conhecer e valorizar um pouco  o trabalho agrícola e artesanal de outros tempos, antes das fabricas industriais aparecerem.

2 comentários:

vilarinho disse...

Os moinhos estão recuperados graças ao investimento da Junta de Freguesia pois adquiriu-os e mandou-os reconstruir. Pelo domingo de ramos tornou-se um hábito neste local, o comer o folar pelos membros da comunidade.

vilarinho disse...

Os moinhos estão recuperados graças ao investimento da Junta de Freguesia pois adquiriu-os e mandou-os reconstruir. Pelo domingo de ramos tornou-se um hábito neste local, o comer o folar pelos membros da comunidade.