terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (2)

Como referi na postagem anterior “Sampaio - Festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa (1)”, o dia principal seria então no dia 01 de Agosto (Domingo), em que se celebrou Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Rosa, seguida de Procissão.

A Missa estava marcada para as 15:20 horas. Já no interior da Igreja Matriz, ouvia-se a Banda de Musica de Vila Flor na rua em direcção ao Largo da Fonte (Largo do Sr.º Reitor de Sampaio), dirigindo-se de seguida para a Igreja.

Os elementos da Banda ocuparam então, os bancos da frente, onde tocaram e cantaram os cânticos da Igreja. Foi diferente do habitual, pois é sempre agradável assistir a uma missa acompanhada ao som de alguns estrumemos musicais, sendo esta também celebrada pelo padre da aldeia e um outro padre, estando as pessoas já habituadas aos seus sermões nas festas de Nossa Senhora da Rosa.

Como é costume, nestes dias de festa, a Igreja estava repleta de gente, pois além daqueles que habitam na aldeia, há sempre familiares e amigos que aparecem para a festa.

Eram então 16:10 horas, quando a Missa terminou e se deu início à Procissão, que percorreu algumas ruas da aldeia. Saíram na procissão os estandartes, a cruz e as lanternas, seguindo-se quatro andores, sendo o primeiro o de St.º António, depois o de N.ª Sr.ª de Fátima, seguido do St.º André (Padroeiro de Sampaio) e por último o de Nossa Senhora da Rosa, logo atrás seguia o Sr.º Padre, depois a Banda de Musica e aqueles que acompanhavam a procissão.

O calor que fazia reflectia-se bem no rosto daqueles que seguiam na procissão, principalmente naqueles que pegavam nos andores.

A procissão terminaria então às 16:50 horas, com a entrada do andor de Nossa Senhora da Rosa na Igreja Matriz.

Depois de o Sr.º Padre dar por encerradas as cerimónias religiosas, a Banda de Música, fez uma pequena actuação em frente à Igreja, ficando algumas pessoas a assistir.

Mas a festa não ficaria por aqui, pois à noite houve arraial com Bruno Cordeiro, ao qual não estive presente, pois decidi ir até Mirandela ao encerramento das Festas da Cidade, de que falarei posteriormente. Mas de certeza que animação e alguns pezinhos de dança não faltaram.

Todos os que organizaram e trabalharam para a realização da festa, estão de parabéns, por voltarem a dar vida às festas em honra de Nossa Senhora da Rosa, que já há alguns anos estavam esquecidas. Esperamos por mais nos próximos anos…

Sem comentários: