terça-feira, 10 de agosto de 2010

Roios - Festa em honra de N.ª Sr.ª das Graças (2010)

No dia 8 de Agosto, em Roios, no concelho de Vila Flor, realizou-se a festa em honra de Nossa Senhora das Graças. Como o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor iria actuar a Roios, tive que ir levar a minha filha, uma vez que faz parte do Grupo. Chegamos a Roios às 17:05 horas, pois estava previsto começarem a actuar entre as 17:00 e 17:30 horas.

Quando chegamos à entrada da aldeia, junto da capela, já havia algumas pessoas inclusive alguns elementos do grupo, onde parei para deixar a minha filha. Enquanto não começaram a actuar, eu e o resto da família, ainda tivemos tempo para visitar parte da aldeia, e fazer algumas fotografias, que colocarei aqui no blogue numa próxima postagem.

Depois de passear-mos por algumas ruas da aldeia, voltamos junto da capela, aproveitando para visitar o seu interior, onde estavam os andores que iriam na procissão. Já passava então das 18:00, quando o grupo começou a actuar. O Grupo contava com menos elementos do que estamos habituados a ver, pois era Domingo de Agosto, sendo um pouco mais difícil de reunir todos os elementos do grupo, mas apesar de serem menos, estiveram muito bem, quer nas vozes e musica, quer nas danças.

Ao fim da actuação do grupo de danças e Cantares de Vila Flor, estava prevista realizar-se a procissão pelas ruas da aldeia.

Mas, enquanto não saia a procissão aproveite para fazer mais uma visita ao interior da capela, estando então a prepararem-se aqueles que iriam pegar nos andores.

Fiquei em frente à porta da capela, para poder fotografar os andores à saída da mesma, saindo primeiro o andor do menino Jesus, seguido de mais dois e por último o de Nossa Senhora das Graças.

Depois de acompanhar durante alguns instantes a procissão, aproveitando para fotografar alguns momentos da mesma, voltei ao largo junto da capela, para regressar-mos então a Vila Flor.

Eram então 19:35 horas quando abandonei a aldeia de Roios, mas ao fim da procissão iria-se celebrar a missa campal e depois à noite actuaria o Conjunto Musical Victor Pica.

Foi agradável ter visitado Roios em dia de Festa, embora já tivesse estado em Roios algumas vezes, nunca lá tinha estado em dia de festa. Quem sabe para ano não volte lá.

1 comentário:

jose antonio disse...

bonito. para nós que estamos longe e, já lá vivemos a reportagem fotografica faz recordar e provoca saudades.
parabens e obrigado jorge.
jose barros