terça-feira, 4 de agosto de 2009

Codeçais - Escola Primária

Depois de um visitante do Blogue, natural de Codeçais, mas longe da sua Terra Natal, me ter pedido para colocar algumas fotografias da Escola Primária, eu não podia deixar de o fazer. Como no dia do Passeio Motar realizado em Codeçais, me lembrei fazer umas fotografias da escola, veio mesmo a proposito.
Esta, é a porta de uma escola, por onde passaram, tantos meninos, de uma aldeia do Nordeste Transmontano, que aquí aprenderam a ler e a escrever, brincaram e fizeram amizades.
Hoje, não se abre mais! Está fechada como tantas outras, à espera que um dia volte a entrar alegria por ela, como aquela que se fez sentir pelas crianças que por ela um dia entraram e sairam e hoje a recordam com saudades.

Neste pátio, houve brincadeiras e algazarras pelos meninos que um dia por aquí passaram. Não havia erva que cresce-se. Hoje encontra-se um recinto com erva e num silencio constante, não se houvem mais os gritos de felicidade dos meninos a brincar e a correr.

É mais uma, como muitas por esse pais fora, encerradas por falta de alunos. Ficam assim praticamente ao abandono, esquecidas no tempo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Jorge!
Que saudades!... belos tempos em que eu, também criança, brinquei nesta cerca e neste pátio, mas mais na cerca, pois o pátio era território masculino, no meu tempo ainda era assim...hojé é território de ervas e silvas, mas enfim é aquilo que temos.
Parabéns, continue a deliciar-nos com estas e outras belezas.
um abraço
Maria Margarida

Anónimo disse...

Olá JOrge!
Que saudades!...dos tempos em que brinquei nesta cerca e neste pátio, se bem que o pátio era mais território masculino, no meu tempo ainda era assim, mas de vezes enquando lá se davam umas escapadelas. E a escola onde foram lançados os "alicerces" da pessoa que hoje sou. Hoje tudo são saudades e nostalgia. Mas infelizmente não é só aqui.
Parabéns por todo o belissímo trabalho que tem feito. Continue.
Um abraço
Maria Margarida

JORGE DELFIM disse...

Olá Margarida! É sempre com nostalgia, que olhamos para a escola onde aprendemos a ler e a escrever ao ve-la num estado destes.
A Escola Primária de Sampaio, onde eu andeia também se encontra num estado de abandono.
É pena que assim seja!
Mas como diz a Margarida, é aquilo que temos.

Cumprimentos

Jorge Delfim

c santos disse...

ola jorge que saudades dos tempos em que eu aprendi o A.E.I.O.U.nesta escola,do edificio matei saudades esta semana.já agora quem pediu as fotos não vive na régua mas no porto,é irmão do da régua e chama-se JOÃO DIAS.a tua sogra sabe dizer-te quem é.um abraço

Anónimo disse...

Boa noite Jorge!
Só agora vi as fotos da escola primária q vc fez o favor de publicar depois de pedido meu. Estão excelentes e não pude deixar de sentir um pouquinho de emoção ao vê-las... muito obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido.
JOAO DIAS - SENHORA DA HORA/MATOSINHOS