Depois de um visitante do Blogue, natural de Codeçais, mas longe da sua Terra Natal, me ter pedido para colocar algumas fotografias da Escola Primária, eu não podia deixar de o fazer. Como no dia do Passeio Motar realizado em Codeçais, me lembrei fazer umas fotografias da escola, veio mesmo a proposito.
Esta, é a porta de uma escola, por onde passaram, tantos meninos, de uma aldeia do Nordeste Transmontano, que aquí aprenderam a ler e a escrever, brincaram e fizeram amizades.
Hoje, não se abre mais! Está fechada como tantas outras, à espera que um dia volte a entrar alegria por ela, como aquela que se fez sentir pelas crianças que por ela um dia entraram e sairam e hoje a recordam com saudades.
Neste pátio, houve brincadeiras e algazarras pelos meninos que um dia por aquí passaram. Não havia erva que cresce-se. Hoje encontra-se um recinto com erva e num silencio constante, não se houvem mais os gritos de felicidade dos meninos a brincar e a correr.
É mais uma, como muitas por esse pais fora, encerradas por falta de alunos. Ficam assim praticamente ao abandono, esquecidas no tempo.
5 comentários:
Jorge!
Que saudades!... belos tempos em que eu, também criança, brinquei nesta cerca e neste pátio, mas mais na cerca, pois o pátio era território masculino, no meu tempo ainda era assim...hojé é território de ervas e silvas, mas enfim é aquilo que temos.
Parabéns, continue a deliciar-nos com estas e outras belezas.
um abraço
Maria Margarida
Olá JOrge!
Que saudades!...dos tempos em que brinquei nesta cerca e neste pátio, se bem que o pátio era mais território masculino, no meu tempo ainda era assim, mas de vezes enquando lá se davam umas escapadelas. E a escola onde foram lançados os "alicerces" da pessoa que hoje sou. Hoje tudo são saudades e nostalgia. Mas infelizmente não é só aqui.
Parabéns por todo o belissímo trabalho que tem feito. Continue.
Um abraço
Maria Margarida
Olá Margarida! É sempre com nostalgia, que olhamos para a escola onde aprendemos a ler e a escrever ao ve-la num estado destes.
A Escola Primária de Sampaio, onde eu andeia também se encontra num estado de abandono.
É pena que assim seja!
Mas como diz a Margarida, é aquilo que temos.
Cumprimentos
Jorge Delfim
ola jorge que saudades dos tempos em que eu aprendi o A.E.I.O.U.nesta escola,do edificio matei saudades esta semana.já agora quem pediu as fotos não vive na régua mas no porto,é irmão do da régua e chama-se JOÃO DIAS.a tua sogra sabe dizer-te quem é.um abraço
Boa noite Jorge!
Só agora vi as fotos da escola primária q vc fez o favor de publicar depois de pedido meu. Estão excelentes e não pude deixar de sentir um pouquinho de emoção ao vê-las... muito obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido.
JOAO DIAS - SENHORA DA HORA/MATOSINHOS
Enviar um comentário