sábado, 15 de outubro de 2011

Ponte das Olgas em Pereiros (Concelho de Carrazeda de Ansiães)

Já há algum tempo, que pretendia visitar a Ponte das Olgas, em Pereiros, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Foi então em mais um passeio fotográfico, pela aldeia, à 2 de Julho de 2011, que resolvi explorar mais o termo da aldeia, permitindo-me assim visitar esta ponte.
Esta ponte além de ser conhecida por Ponte das Olgas, é também conhecida por Ponte Medieval ou Ponte Romana
Procurei alguma marca que me pode-se indicar a data da sua construção, mas sem sucesso. Sem qualquer marca, não se sabe ao certo a data da sua construção para se dar esta designação. Talvez  alguns estudos feitos por especialistas/ historiadores possam precisar uma data. 
Toda ela construída em granito, de um único arco de volta perfeita e redondo, com tabuleiro plano lajeado a granito, antecedido por duas rampas, possuindo ainda as suas guardas que se mantêm em bom estado de conservação, permitia a travessia sobre a Ribeira das Lajes, fazendo assim a ligação entre Pereiros e Freixiel, sendo um testemunho da rede viária que rasgava o antigo termo de Ansiães durante o Período Medieval.
Acesso: EN 214 (Vila Flor - Carrazeda de Ansiães), EM de Carrazeda para Pereiros, seguir pela Igreja Matriz, até ao Largo Luís de Camões, passando pela casa dos Caiados, seguindo uma canelha por entre sobreiros, em direcção à ponte.

3 comentários:

Anónimo disse...

olá Jorge!
linda, esta ponte! já lá passei umas poucas de vezes, a caminho da casa do meu tio,que reside nos Pereiros...
bom fim de semana
Fátima F.Rosinha
Freixiel,16/10/2011

Hernâni Fidalgo disse...

Belas fotos! Em especial quando são de Pereiros. A ponte das Olgas nem é romana nem medieval. O Cristiano Morais tem documentos que comprovam que é do século XVIII...
Saudações,
Hernâni

seva disse...

Hola Jorge; conozco un poco Carrazeda ya que mi mujer es de Fontelonga, bonito puente digno de ser retratado.
A si mismo bonito blog con magnificas tomas, un saludo desde Reinosa.