terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prensa de uvas tradicional

Prensa de uvas é um engenho/mecanismo utilizado no lagar, para extrair o resto do sumo das uvas. Depois das uvas pisadas/esmagadas pelo pé do homem e do mosto escoado, as uvas ainda contêm muito sumo. Para extrair esse sumo é utiliza a prensa, onde se colocam em monte, dentro do circulo de madeira junto ao fuso da prensa, as uvas esmagadas, colocando-se por cima das mesmas, duas pranchas de madeira (adufas) encaixadas uma na outra, colocando-se sobre estas, traves em madeira, onde irá assentar a prensa. Depois com a ajuda de um ferro encaixado na parte de cima da prensa  e através de movimentos continuados para a frente e para trás, o sistema de carretos da prensa vai originar a descida das traves e das adufas, que vai comprimir e espremer as cascas das uvas, começando a sair o resto do sumo.  

Fotografia: Prensa de uvas, já deteriorada, mas por onde já passaram muitas uvas - imagem captada na aldeia de Codeçais no concelho de Carrazeda de Ansiães.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola jorge

que bon e de guardar coise de antigidades assi os nos filhos pode ver como era ainste de ter todas as facilidades que temos hoje,

eu adora as coises assi,

e por isto que gosto da regiao de Tras montes e completementa différenta da Cidade.

Quei me der poder tournar os Codeçais.

Annie França