terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lançamento do Livro “Na Sombra da Ternura” de Fernando Silva e Noite de Fados com o Grupo “Solar do Meireles”

No dia 4 de Dezembro pelas 15:30 horas, decorreu no Auditório Adelina Campos em Vila Flor, o lançamento do livro “Na Sombra da Ternura” da autoria de Fernando Silva, um filho de Vila Flor, que está distante no espaço, mas que tem sempre presente consigo, a terra onde nasceu bem como as suas gentes.  
Manuel Fernando Carvalho da Silva, nasceu a 05-01-1959, em Vila Flor, é Agente Principal da PSP e tem como obras escritas anteriores a esta: Raiz da Minha Essência; Poesia e Peça de Teatro “Flor de Aromas e Sabores
Como o próprio Prefácio do livro nos diz: Na Sombra da Ternura é um diário de amor – escrito de maneira simples, pragmática, quase rude, mimetizando a escrita que Manuel Fernando C. Silva se obrigou a fazer durante muitos anos, por deveres de profissão. Alma bondosa e poética, o autor transporta-nos para as terras transmontanas, singelas, bucólicas, com a quietude dos pastos e regatos, o balir dos borregos e das ovelhas, aonde o quotidiano das gentes é simples só na aparência, revelando-nos o Manuel Fernando todos os contextos da relação interparental de uma família que, como tantas outras do nosso mundo rural, é crucificada pela aspereza e desgraça da emigração, família essa que é escalpelizada em profundidade pelo autor – Helena, a mulher-heroína que atravessa toda esta história, vive com intensidade a luta pela sobrevivência material e sentimental, com enorme dignidade e elevação até finalmente encontrar a paz e o amor que a alma bondosa de Manuel Fernando lhe havia no fim reservado. Neste livro, quase escrito de forma pericial, vem documentada toda a saga da sociedade transmontana que Manuel Fernando, também ele oriundo dessas terras, tão bem conhece – a preocupação em arranjar a subsistência com as fracas actividades de pastorícia, a alimentação e gastos frugais, os cuidados com a educação da gente nova, os filhos, que têm atributos e aspirações a voar mais alto; a violência doméstica sofrida essencialmente na figura feminina, com a juga e duplicidade do homem que vive longe; em linguagem simples, incisiva e por vezes mesmo rude a história vai-se desenrolando com o aparecimento dos mais belos e sublimes sentimentos que a alma dos seres humanos consegue fazer renascer e difundir, para acabar na lareira da ternura e da felicidade e na paz, que abriga do frio e da chuva, ao canto de toda e qualquer casa transmontana, da mais pobre cabana ao mais rico solar destas terras magníficas.”
Por motivos pessoais, com muita pena minha, não pude estar presente no lançamento do livro, e desde já fica aqui o meu pedido de desculpas ao amigo Fernando.
Mas segundo me constou, e pelas fotografias cedidas por José Pires, pude constar, que foi um grande momento que se viveu, nesse auditório, onde muitos Vilaflorenses se deslocaram para apoiar o escritor e poeta.
Ainda no mesmo dia às 21:30 horas, no mesmo auditório a noite foi de Fados com o grupo "Solar do Meireles", onde o Fernando Silva e seus companheiros do fado cantaram para os Vilaflorenses.
Uma vez que não pude estar presente no lançamento do livro, não podia de maneira alguma deixar de estar presente na sessão de fados. Quando cheguei ao Centro Cultural, eu e mais minha esposa, fomos apresentados ao Fernando, pois embora tenhamos conversado várias vezes pela Internet, não nos conhecíamos pessoalmente. Foi um enorme prazer ter conhecido o Fernando pessoalmente, tendo-o achado uma pessoa fantástica.
Enquanto aguardava o início dos fados, desloquei-me à entrada do auditório, onde adquiri o livro “Na Sombra da Ternura”, no qual o Fernando colocou uma dedicatória. Deixo pois aqui, o meu agradecimento, pelas palavras que me foram dedicadas.
Apesar da chuva e do frio, que se fazia sentir nessa noite, foram muitos os que se deslocaram ao Auditório Adelina Campos, para ouvir o Fernando e seus companheiros a cantar o Fado. A noite era de frio, mas a boa disposição e o fado, onde alguns dos quais cantados pelo Fernando, dedicados a Vila Flor (Capelinhas da Serra) e às suas gentes, havendo mesmo momentos de grande emoção, fizeram esquecer o frio que se sentia lá fora.
Além do grupo "Solar do Meireles", também subiram ao palco outros amigos do Fernando e Vilaflorenses, que acabaram também por mostrar a sua vocação para o fado, sendo estes também bastante aplaudidos por todos os presentes.
Foi sem duvida uma noite diferente e que o digam aqueles que estiveram presentes, os quais aplaudiram e vibraram com os artistas.
Hei Fadista! Viva o Fado!
Parabéns aos Fernando pelo Lançamento do livro “Na Sombra da Ternura” e ao grupo de fados "Solar do Meireles", do qual também Fernando Silva faz parte.
Em breve colocarei aqui no blogue, essa sessão de fados em vídeo.

3 comentários:

Fernando Silva disse...

Jorge, fico sem palavras tal é a forma como tu consegues chegar aos locais mais vividos por alguém, para quem a gratidão enaltece todos aqueles que foram apenas com objectivo"apoiar um filho da terra", como foi tão bonito ter a meu lado os meus amigos, a família e tanta gente que sem me conhecer emergiu áquele local.Vai ficar para sempre na minha memória. Agradeço o teu enorme trabalho ficar-te-ei eternamente grato. Quero deixar bem claro neste meu comentário que não sou apenas eu que mereço tais louvores, esses devem ser partilhados pelo "Grupo de Fado Solar do Meireles" e seus familiares, no que respeita ao Fado, no que concerna ao livro digo-vos"Sem voçês não sou mesmo nada", um grande abraço para essa minha, nossa, vossa enorme Terra que me encanta, que me traz tanta ternura, que completa a alma de alguém que chora a distância, sem nunca deixar de pensar na sua essência. Os dias foram feitos para serem preenchidos de felicidade, como tal sou de facto um homem muito, muito feliz porque tenho a família e amigos que me acarinham.Um forte abraço.

Anónimo disse...

Parabéns Fernando pelo Livro e pela noite de fados, foi magnifica.

Anónimo disse...

Obrigada Jorge pela oportunidade que nos dás, aos que estão na terra mas principalmente aos que se encontram longe dela, de ver aquilo que de bom se passa por aí. Obrigada!!!
Ao Fernando, pessoa que eu muito estimo, muitos parabéns pelos fados e pelo livro. Muita sorte....Cecília